ISSN 2594-5327
64º Congresso Anual da ABM — vol. 64, num.64 (2009)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar a postura tecnológica das pequenas e médias empresas de base tecnológica (PMEBT’s) localizadas no Vale do Paraíba Paulista; e, analisar se essas empresas possuem uma estratégia tecnológica formalizada e disseminada. Para tanto, adotou-se como metodologia uma formulação do tipo pesquisa exploratória descritiva, por meio de entrevistas individuais em profundidade com os proprietários das PMEBT’s das cidades de Caçapava, São José dos Campos e Taubaté. Por fim, conclui-se que é necessário que as empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, adotem uma estratégia tecnológica integrada com a estratégia de negócios global da empresa, pois ajudará a mantê-las competitivas dentro de suas especificidades, não apenas em seus mercados internos como também nos mercados internacionais.
The present study aimed is to characterize the technological position of small and medium technology-based companies located in the Paraíba Valley, and, to examine whether these companies have a technology strategy formalized and disseminated. For both, the methodology adopted was a descriptive exploratory research, through in-depth individual interviews with the small e medium company’s owners of the cities Caçapava, São José dos Campos and Taubaté. Finally, concluded that is necessary that companies, especially those of small and medium businesses, adopt an integrated technology strategy with the company’s overall strategy, as help keep them competitive within their specific features, not only in their internal markets but also in international markets.
Palavras-chave
Estratégia; Inovação tecnológica; Estratégia tecnológica; Pequenas e médias empresas de base tecnológica.
Strategy; Technology Innovation; Technology Strategy; Small and Medium Technology-based.
Como citar
Moraes, Marcela Barbosa de;
Paula, Roberta Manfron de;
Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido;
Santos, Isabel Cristina dos.
UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA
,
p. 3019-3030.
In: 64º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-15173