Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

USO DE CARVÃO VEGETAL NO PROCESSO DE PELOTIZAÇÃO TRAVELLING GRATE – TESTES PILOTO

CHARCOAL USE IN THE TRAVELLING GRATE PELLETIZING PLANT – PILOT TESTS

DOI

10.5151/2594-357X-39349

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Resumo

Pelotas de minério de ferro são produzidas utilizando uma matriz de combustíveis, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos. Esse aporte térmico é necessário para transformar o minério de ferro fino em um aglomerado de alto valor (pelotas), matéria-prima para os reatores de redução direta e altos fornos de indústrias siderúrgicas. Na busca por combustíveis sólidos renováveis para redução de gases de efeito estufa encontra-se o carvão vegetal, um produto de alto poder calorífico, produzido pela pirólise da madeira em fornos de carvoejamento. Para ser renovável, o carvão vegetal tem que ser proveniente de florestas plantadas, cujo principal insumo é o eucalipto. O carvão vegetal foi testado na Samarco em escala piloto (pot grate), como combustível complementar ao antracito, para produção de pelotas de minério de ferro. Foram realizadas análises química, física e granulométrica do carvão, além de sua moagem para adequar granulometria ao processo de pelotização. Foram realizados também testes de pelotamento e queima, para avaliar seu potencial de uso. O material apresentou resultados satisfatórios como combustível complementar em todos os parâmetros avaliados. Assim, o carvão vegetal se mostrou uma alternativa eficiente e sustentável para utilização na matriz de combustível sólido da pelotização

 

Iron ore pellets are produced using a matrix of fuel, whether solid, liquid or gaseous. This thermic energy is necessary to transform fine iron ore into a high value agglomerate (pellets), for direct reduction reactors and blast furnaces. In the search renewable fuels to reduce greenhouse gases there’s the charcoal, a product of high calorific value, produced through the pyrolysis process of wood in charcoal furnaces. To be renewable, charcoal must come from planted forests, whose main input is eucalyptus. Charcoal was tested on a pilot scale, as a complementary fuel to anthracite, for the production of iron ore pellets. Chemical, physical and granulometric analyzes of a coal were carried out, in addiction to its grinding to pelletizing process size adapt. Pelletizing, green ball formation and burning tests were also carried out to assess its potential for use. The material showed satisfactory as a complementary fuel in all parameters evaluated. Thus, charcoal proved to be an efficient and sustainable alternative for use in the pellet solid fuel matrix

Palavras-chave

Carvão vegetal; Combustível renovável; Gases de efeito estufa; Pelotas; Minério de Ferro

Charcoal; Renewable fuel; greenhouse gases; Pellets; Iron Ore

Como citar

Medeiros, Raphael Dias de; Klein, Arthur Trindade; Fonseca, Mauricio Cota. USO DE CARVÃO VEGETAL NO PROCESSO DE PELOTIZAÇÃO TRAVELLING GRATE – TESTES PILOTO , p. 29-41. In: 9° Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minérios, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-39349