Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

63º Congresso Anual da ABM vol. 63, num.63 (2008)


Título

UTILIZAÇÃO DE AÇOS DE ELEVADA RESISTÊNCIA MECÂNICA EM APLICAÇÕES DE ENGENHARIA: IMPLICAÇÕES TÉCNICAS E ECONÔMICAS PRÁTICAS

ENGINEERING APLICATION OF HIGH STRENGTH STEELS: TECNHICALL AND ECONOMIC PRATICAL IMPLICATIONS

DOI

10.5151/2594-5327-0113

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Resumo

A aplicação de materiais de maior resistência mecânica em componentes veiculares permite diminuição da sua espessura o que leva à redução do peso do veículo e, conseqüentemente, melhor desempenho e menor consumo de combustível. Dessa forma, existem muitos desenvolvimentos que buscam a substituição de materiais de baixa resistência por outros de mais alta resistência, visando ganhos de desempenho nestes equipamentos. O uso de novas ligas metálicas, baseadas no alumínio e no titânio, além do desenvolvimento de novos aços microligados (ARBL ou HSLA) e/ou com transformação/presença de mais de uma fase (DÚPLEX, DUAL-PHASE, TRIP e TWIP), tem este objetivo básico. Porém, existem considerações importantes que devem ser feitas para que esta substituição seja viável, tanto as associadas ao processo de fabricação, quanto ao uso prático destes equipamentos e componentes, além das de caráter econômico. Este trabalho apresenta as principais considerações que devem ser feitas para realizar substituições reais e práticas em componentes de uso rodoviário e exemplos de casos na substituição de aços. Nos casos apresentados, as substituições ocorreram com sucesso, não só pela diminuição do peso da estrutura, mas também pelo o aumento da resistência mecânica total da estrutura, com mínimo impacto na produção e ainda com redução do custo final do equipamento.

 

Vehicular equipments and parts made with high strength materials will leave to low weight, low fuel consumption and better performance of these vehicles. In that way, there are several developments aiming replacement of low strength materials to higher strength to improve vehicular performance. New alloys, based on aluminum and titanium, and developments on new microalloyed steels (HSLA) and/or transformed or additional phase (DÚPLEX, DUAL- PHASE, TRIP e TWIP), have this basic objective. However, there are important considerations need to be done to turn this replacement possible: manufacture issues, practical final use of the equipments and parts, and economical viability. This work presents the main considerations that need to be done to make real materials replacement on vehicular components and show real cases with steels. In that replacements cases, success was obtained not only by weight savings, but additionally by increase of final structure resistance, with minimum impact on manufacturing and besides, with lowering final cost of equipment.

Palavras-chave

Novos materiais; Aplicação de materiais; Aços microligados; Veículos.

New materials; Materials application; Microalloyed steels; Vehicles.

Como citar

Morais, Willy Ank de; Borges, Herbert Christian. UTILIZAÇÃO DE AÇOS DE ELEVADA RESISTÊNCIA MECÂNICA EM APLICAÇÕES DE ENGENHARIA: IMPLICAÇÕES TÉCNICAS E ECONÔMICAS PRÁTICAS , p. 1027-1039. In: 63º Congresso Anual da ABM, Santos - SP, 2008.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0113