Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

69° Congresso Anual da ABM - Internacional vol. 69, num.69 (2014)


Título

UTILIZAÇÃO DE UM ATAQUE POR IMERSÃO NA CARACTERIZAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E DO TEMPO DE AUSTENITIZAÇÃO SOBRE O TAMANHO DE GRÃO AUSTENÍTICO E MORFOLOGIA DA MARTENSITA EM UM AÇO DO TIPO ABNT 1045

APPLICATION OF IMMERSION ETCHING AIMING TO CHARACTERIZE THE INFLUENCE OF AUSTENITIZING TEMPERATURE AND TIME ON AUSTENITE GRAIN SIZE AND MARTENSITE MORFOLOGY IN AN ABNT1045 STEEL

DOI

10.5151/1516-392X-24458

Downloads

Baixar Artigo 365 Downloads

Resumo

O tamanho de grão austenítico é um parâmetro que influencia o desempenho de tratamentos térmicos em aços, assim como suas propriedades. Neste contexto, este trabalho investigou o uso de um reativo para ataque por imersão (240ml de água destilada, 2ml de HCl, 2g de ácido pícrico e 5 gotas de detergente neutro) para avaliar a influência da temperatura e do tempo de austenitização sobre o tamanho de grão austenítico de um aço ABNT1045 austenitizado nas temperaturas de 860ºC, 950ºC e 1100ºC por intervalos de tempo de 40, 90 e 180 minutos. As amostras austenitizadas foram temperadas em água, metalograficamente preparadas e atacadas com o reativo proposto com o objetivo de se revelar os antigos contornos de grãos austeníticos. Os tamanhos de grãos foram medidos com a utilização do software UMIAS de forma a possibilitar a determinação de distribuições estatísticas com quinhentas medidas para cada condição de tratamento. As amostras foram novamente preparadas e então atacadas com Nital 2%, sendo possível avaliar a influência do tamanho de grão austenítico sobre a morfologia da martensita. Pôde-se observar que, para o aço ABNT1045, a influência da temperatura de austenitização sobre o tamanho de grão austenítico é muito evidente e mais significativa do que a do tempo. Os valores de tamanho de grão se mostraram exponencialmente dependentes da temperatura, de forma que quanto maior o tamanho de grão austenítico, mais grosseira é a estrutura martensítica e menor é a dureza do material após a têmpera em água.

 

Austenite grain size is an important parameter which has a strong influence on steel heat treatments success. This work investigated the use of an immersion etching (240ml of distilled water, 2ml of HCl, 2g of picric acid and 5 drops of neutral soap) aiming to evaluate the austenitizing temperature and time on austenite grain size in a ABNT 1045 steel heated in 860ºC, 950ºC and 1100ºC for 40, 90 and 180minutes. Samples were austenitized and quenched in room temperature water. Quenched samples were prepared for metallographic characterization and etched with proposed solution aiming to revel austenite grain boundaries. Austenite grain sizes were measured with UMIAS software and a statistical distribution were built using five hundred measurements for each condition of heat treatment. After that, samples were one more time prepared and etched with nital 2%. Using this solution, it was possible to study the austenite grain size on martensite morphology. It was possible to conclude that, for ABNT1045 steel, austenitizing temperature has a high influence on austenite grain size, which growths exponentially with temperature. The austenitizing time at a fixed temperature has a low influence on this parameter. The higher the austenite grain size, the coarser martensite and the lower hardness.

Palavras-chave

Ataque por imersão; Austenitização; Tamanho de Grão; Martensita

Immersion Etching; Austenitizing; Grain size; Martensite

Como citar

Priscila Graziela Melo Martins; Geraldo Lúcio de Faria; Leonardo Barbosa Godefroid; Raimundo Teixeira Costa. UTILIZAÇÃO DE UM ATAQUE POR IMERSÃO NA CARACTERIZAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E DO TEMPO DE AUSTENITIZAÇÃO SOBRE O TAMANHO DE GRÃO AUSTENÍTICO E MORFOLOGIA DA MARTENSITA EM UM AÇO DO TIPO ABNT 1045 , p. 6792-6802. In: 69° Congresso Anual da ABM - Internacional, São Paulo - Brasil, 2014.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-24458