Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO AÇO FF280DP EM PAINEL EXTERNO AUTOMOTIVO EM COMPARAÇÃO COM O AÇO BH220

USAGE FEASIBILITY OF THE FF280DP STEEL IN AUTOMOTIVE OUTER PANEL IN COMPARISON WITH BH220 STEEL

DOI

10.5151/2594-5297-40046

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Resumo

A indústria automotiva está constantemente em busca de materiais que possam melhorar o desempenho e a segurança dos veículos. Nesse sentido, a indústria siderúrgica vem desenvolvendo e aprimorando aços de alta resistência e com menor espessura, a fim de reduzir o consumo de combustível e aumentar o desempenho em impactos. Para painéis externos, o uso de aços Dual Phase (DP) para substituir os aços tradicionais Bake Hardenable (BH) e de alta resistência Intersticial Free (IFHSS) tornou-se uma solução atraente para redução de espessura. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a substituição do aço BH pelo aço DP em painel externo automotivo, buscando um equilíbrio entre resistência mecânica, conformabilidade e resistência à indentação. Para isso, foram realizadas análises de resistência à tração uniaxial, envelhecimento e indentação, a fim de avaliar o desempenho do aço Dual Phase denominado FF280DP, com 0,55 mm de espessura, em substituição ao BH220, com 0,65 mm de espessura. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o aço FF280DP tem grande propensão a substituir o aço BH220 em painéis externos automotivos devido a sua maior resistência mecânica, ductilidade aceitável e resistência À indentação semelhante para reduções de espessura em torno de 15%.                                                                                                                                                                    

 

The automotive industry is constantly looking for materials that can improve vehicle performance and safety. In this sense, the steel industry has been developing and improving high strength steels with lower thickness in order to reduce fuel consumption and increase performance in impacts. For outer panels, the use of Dual Phase (DP) steels to replace the traditional Bake Hardenable (BH) and high-strength Interstitial Free (IFHSS) steels has become an attractive solution for thickness reduction. Thus, the present study aimed to evaluate the replacement of BH steel by DP steel in an automotive outer panel, seeking a balance between mechanical resistance, formability and resistance to indentation. For this, analyzes of uniaxial tensile, aging and dent resistance were carried out, in order to evaluate the performance of the Dual Phase steel called FF280DP, with 0.55 mm thick, as a substitute for BH220, with 0.65 mm of thickness. From the results obtained, it was concluded that the FF280DP steel has a great propensity to replace the BH220 steel in automotive outer panels due to its greater mechanical strength, acceptable ductility and similar dent resistance for thickness reductions of around 15%.

Palavras-chave

Formability; FF280DP; BH220; Dent Resistance

Estampagem, FF280DP; BH220; Resistência à indentação

Como citar

Ferreira, Jetson Lemos; Tepedino, José Osvaldo Amaral; Souza, Marden Valente de; Rodriguez, Jade Oliveira Palevicius; Nascimento, Ana Biatriz Guedes do; Ferreira, Rafael Fagundes; Otoni Júnior, Fábio Cunha; Santana, Adelson Carneiro de. VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO AÇO FF280DP EM PAINEL EXTERNO AUTOMOTIVO EM COMPARAÇÃO COM O AÇO BH220 , p. 93-101. In: 58º Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-40046