ISSN 2594-360X
24º Seminário de Logística — vol. 24, num.24 (2005)
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Abstract
A decisão de incrementar o abastecimento de matérias primas na COSIPA por via ferroviária, gerou a necessidade de otimizar todas as etapas deste ciclo (embarcadouros / transporte / descarga). Este trabalho aborda a etapa de redução do tempo de permanência dos trens na Usina de Cubatão, e mais especificamente através da utilização de nova tecnologia de pesagem de trens em movimento. O uso deste equipamento eliminou o tempo antes necessário para pesar os vagões em balança estática, reduziu custos com a manutenção de balança, e melhorou a confiabilidade dos valores de peso obtidos, uma vez que deixou de ser realizada por amostragem (30%) e utilizando tara nominal, passando a pesar 100% de todos os vagões carregados e vazios. Apesar do equipamento ter sido submetido ao INMETRO e receber a portaria de homologação (INMETRO/DIMEL No101 de 30 de Julho de 2001), utilizamos as balanças de pesagem dinâmica e estática (que é homologada e certificada pelo INMETRO), para criar um banco de dados de tamanho suficiente, com pesagens de vagões carregados e vazios, para constatar estatísticamente que não há diferença entre esses valores.
A decisão de incrementar o abastecimento de matérias primas na COSIPA por via ferroviária, gerou a necessidade de otimizar todas as etapas deste ciclo (embarcadouros / transporte / descarga). Este trabalho aborda a etapa de redução do tempo de permanência dos trens na Usina de Cubatão, e mais especificamente através da utilização de nova tecnologia de pesagem de trens em movimento. O uso deste equipamento eliminou o tempo antes necessário para pesar os vagões em balança estática, reduziu custos com a manutenção de balança, e melhorou a confiabilidade dos valores de peso obtidos, uma vez que deixou de ser realizada por amostragem (30%) e utilizando tara nominal, passando a pesar 100% de todos os vagões carregados e vazios. Apesar do equipamento ter sido submetido ao INMETRO e receber a portaria de homologação (INMETRO/DIMEL No101 de 30 de Julho de 2001), utilizamos as balanças de pesagem dinâmica e estática (que é homologada e certificada pelo INMETRO), para criar um banco de dados de tamanho suficiente, com pesagens de vagões carregados e vazios, para constatar estatísticamente que não há diferença entre esses valores.
Keywords
Pesagem em movimento, Confiabilidade, Redução de custos, Otimização.
Pesagem em movimento, Confiabilidade, Redução de custos, Otimização.
How to refer
Filho, Arthur J.Costa;
Jr, Renato Figueira;
Henriques, José Manoel de Simões;
Silva, Luiz Ernandes da;
Tetti, Ulisses;
Madarazzo, Sidney.
A EXPERIÊNCIA DA COSIPA NA UTILIZAÇÃO DE BALANÇA FERROVIÁRIA DINÂMICA
,
p. 176-186.
In: 24º Seminário de Logística,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0019