ISSN 2594-360X
24º Seminário de Logística — vol. 24, num.24 (2005)
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Abstract
Dentro dos atuais cenários do mercado, é fundamental a existência de diferenciais competitivos para manter e atrair o cliente. Nesse aspecto, o Atendimento passou a ser um dos pontos principais para a sobrevivência de um negócio. Assim, toda a cadeia logística de uma empresa deve estar preparada para buscar a melhoria contínua em seus processos, de forma a evoluir seus índices para que seus resultados estejam dentro dos patamares desejados. Na questão do Atendimento, um dos problemas é o alto tempo de permanência dos veículos de escoamento de produtos nas dependências da Usina, com perdas em filas de espera em pesagens e carregamentos, conseqüência da complexidade de atividades incluídas nesse circuito. Esse alto tempo acarreta aumento na dificuldade de se atrair caminhoneiros à Empresa, dá argumentos para o transportador pressionar o aumento de fretes, causa atrasos nas entregas em curtas distâncias e pagamento de diárias aos motoristas, além da perda de credibilidade e do grau de insatisfação de todos os envolvidos, sejam Clientes, Parceiros ou os próprios Empregados. Todo esse espectro compromete de forma indesejável o trabalho da Logística. O presente trabalho mostra como se obteve sucesso em reduzir esse tempo para valores administráveis, através de técnicas consagradas e de decisões gerenciais, melhorando o relacionamento com maior confiabilidade na empresa e conseqüente redução de custos.
In the current market stage, the existence of a competitive strategy is a fundamental key to keep and attract customers. Meeting the sales agreement is one of the most important points to the survival of a business. In this way, the logistic chain in a company needs to aim at getting a continuous improvement in its procedures, in order to keep the results in a desired level. In logistics, one of the problems is the truck permanence time in the plant. This stage involves some time losses in lining up for weighing and loading, due to the complexity of activities involved in it. It generates serious consequences to the company, such as the difficulty of attracting truck drivers, the claiming on freight price increases from transportation owners, the delay on short-distance deliveries with increase on drivers daily expenses, besides the losses on credibility and the dissatisfaction from all the parts involved. This occurrences has been compromising all the logistics work. The present report shows how success was reached in this time reduction, through well-known techniques and management decisions, relationship improvement, more loyalty and consequent cost reduction.
Keywords
Tempo de permanência de veículos, Fluxo de expedição.
Vehicle permanence time, Expedition Flow.
How to refer
Dode, Robinson de Castro;
Fénèlon, Danilo Guimarães;
Pereira, Luiz Carlos Correard.
A REDUÇÃO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS NA UNIDADE BELGO JUIZ DE FORA
,
p. 37-47.
In: 24º Seminário de Logística,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0005