Proceedings of ABM Annual Congress


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Title

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A ATUAÇÃO DA LIDERANÇA POR LÍDERES DENTRO DA CULTURA BRASILEIRA

THE SOCIAL REPRESENTATION OF THE LEADERSHIP PERFORMANCE BY LEADERSHIP INSIDE THE BRASILLIAN CULTURE

DOI

10.5151/2594-5327-0273

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Abstract

Os estudos sobre cultura têm se apresentado como uma forte arma estratégica para as empresas, principalmente nos processos de mudança organizacional, devido a possibilidade de melhor identificar e influenciar a maneira pela qual as pessoas pensam e agem dentro das empresas. O objetivo deste trabalho foi de diagnosticar em uma indústria do setor automobilístico do Vale do Paraíba, os traços da cultura brasileira e da cultura organizacional e relacioná-los com a representação social do papel da liderança pelo olhar do líder dentro dessa organização. Foram relacionados os dados obtidos em duas pesquisas, a primeira sobre a cultura organizacional no processo de implementação de um sistema produtivo, chamado de manufatura enxuta e a segunda sobre a representação social do papel do líder pelos próprios líderes. Em ambos os casos, os dados foram coletados por meio de entrevistas semi- estruturadas em líderes da empresa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo auxiliada pelo software estatístico ALCESTE© (Analyse des Lexèmes Coocurrents dans les Enoncés Simples d’un Texte). Através da análise de 20 entrevistas, foram diagnosticadas quatro classes, sendo acrescentados aspectos das 12 entrevistas realizadas na pesquisa sobre cultura. Foi verificado que a oficialização da função do líder ocorre baseada na lealdade pessoal e reforçada pela hierarquia e pela apreciação do poder. Ocorre uma forte tendência dos líderes seguirem as mesmas diretrizes autoritárias de seus líderes, sendo essa uma das características da cultura organizacional e que há uma tendência de se evitar os conflitos nos níveis superiores da liderança, também devido ao subsistema da cultura nacional de evitar conflitos.

 

The studies about culture have been presented as strong strategic weapon to the companies, mainly in the changing process, because of the possibility to better influence the way that people think and act inside the organizations. The objective of this paper is to diagnose in an automotive industry of Vale do Paraiba, the characteristics of the Brazilian culture and the organizational culture and relate them with the social representation of the leadership role by the view of the leader inside of this company. It was related the datas obtained in two researches, the first one is about organizational culture in the implementation process of a productive system called, lean manufacturing and the second one is about the social representation of the leadership role by the leaders. In both cases, the data were collected through semi- structured interviews with the company leadership. To have the treatment of the datas it was utilized the content analyzes based on the statistic software ALCESTE© ( Analyse des Lexèmes Coocurrents dans les Enoncés Simples d’un Texte. Through the analyze of 32 interviews it was diagnosed eight classes. It was verified that official function of the leader occurs based on the personal loyalty and reinforced by the hierarchy and by the power valuation. Occurs a strong leadership tendency to follows the same authoritarian style of your own leaders, so, this is one of the characteristics of the organizational culture and in addition there is a tendency to avoid conflicts in the higher level of leadership.

Keywords

Cultura organizacional; Cultura brasileira; Representação social; Liderança.

Organizational culture; Brazilian culture; Social representation; Leadership

How to refer

Souza, Cristiane Gudin de; Fonseca, Rosana; Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira; Chamon, Marco Antonio. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A ATUAÇÃO DA LIDERANÇA POR LÍDERES DENTRO DA CULTURA BRASILEIRA , p. 2534-2545. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0273