ISSN 2594-5297
37º Simpósio de Laminação — Vol. 37, Num. 37 (2000)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
Acidentes automobilísticos ocorrem. A pergunta que se faz é - O quanto os carros estão preparados para proteger seus ocupantes? O projeto ULSAB-AVC - Ultra Light Stee/ Auto Body - Advanced Vehic/es Concept, pretende responder. O programa ULSAB-AVC, surgido como uma extensão dos projetos ULSAB - desenvolvimento de uma carroceria ultra leve, ULSAC - desenvolvimento de painéis de cobertura e ULSAS - desenvolvimento de suspensão, patrocinado pelas maiores siderúrgicas do mundo e tendo a Usiminas como a representante do Brasil, irá desenvolver os conceitos de um projeto completo de uma familia de veículos, fazendo uso intensivo do aço e de técnicas modernas de fabricação, tendo a segurança como objetivo principal. A segurança de um veículo está diretamente relacionada ao desempenho do mesmo em testes de impacto. A forma como o veículo é projetado é crucial para um bom desempenho e, consequentemente, para a proteção de seus ocupantes. Para o ano 2004, os fabricantes de automóveis, esperam uma regulamentação, em relação à segurança, muito mais severa que a atual. Por essa razão os veículos do projeto ULSAB-AVC estão sendo projetados para suportar um conjunto de testes de impacto que antecipa as necessidades previstas para o ano 2004. Esse trabalho descreve os testes de impacto utilizados no projeto ULSAB-AVC, o que eles avaliam e qual seu significado em relação à segurança do veículo e de seus ocupantes, bem como as ações da Usiminas na antecipação de aços de última geração utilizados no projeto.
Acidentes automobilísticos ocorrem. A pergunta que se faz é - O quanto os carros estão preparados para proteger seus ocupantes? O projeto ULSAB-AVC - Ultra Light Stee/ Auto Body - Advanced Vehic/es Concept, pretende responder. O programa ULSAB-AVC, surgido como uma extensão dos projetos ULSAB - desenvolvimento de uma carroceria ultra leve, ULSAC - desenvolvimento de painéis de cobertura e ULSAS - desenvolvimento de suspensão, patrocinado pelas maiores siderúrgicas do mundo e tendo a Usiminas como a representante do Brasil, irá desenvolver os conceitos de um projeto completo de uma familia de veículos, fazendo uso intensivo do aço e de técnicas modernas de fabricação, tendo a segurança como objetivo principal. A segurança de um veículo está diretamente relacionada ao desempenho do mesmo em testes de impacto. A forma como o veículo é projetado é crucial para um bom desempenho e, consequentemente, para a proteção de seus ocupantes. Para o ano 2004, os fabricantes de automóveis, esperam uma regulamentação, em relação à segurança, muito mais severa que a atual. Por essa razão os veículos do projeto ULSAB-AVC estão sendo projetados para suportar um conjunto de testes de impacto que antecipa as necessidades previstas para o ano 2004. Esse trabalho descreve os testes de impacto utilizados no projeto ULSAB-AVC, o que eles avaliam e qual seu significado em relação à segurança do veículo e de seus ocupantes, bem como as ações da Usiminas na antecipação de aços de última geração utilizados no projeto.
Keywords
segurança veicular; impacto; aço de alta resistência
segurança veicular; impacto; aço de alta resistência
How to cite
Francisco Batista Pereira, João; Leite de Andrade, Sérgio; Juarez Mendes Taiss, Ed.; Karam Rosa, Leonardo.
A Segurança dos Veículos no Projeto ULSAB-AVC e as Ações da Usiminas no Desenvolvimento de Aços,
p. 39-48.
In: 37º Simpósio de Laminação,
Curitiba - PR, Brasil,
2000.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAR00279