ISSN 2594-5297
38º Simpósio de Laminação — Vol. 38, Num. 38 (2001)
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Abstract
O uso de aços de média/alta resistência de menor espessura é uma das opções frequentemente adotada na indústria automotiva, como mecanismo de aumento de segurança e redução de peso dos veículos. A essa prática, contudo, muitas vezes se contrapõe a menor capacidade de conformação desses materiais e a ideia generalizada de que a substituição de aços comuns por aços de alta resistência conduz, quase sempre, a um aumento do custo de produção do painel. A Usiminas dispõe de uma variada gama de aços laminados a frio de alta resistência, mas suas aplicações, quase sempre determinadas pelas montadoras, não permitem análises comparativas com outros aços que porventura possam ser utilizados na fabricação das mesmas peças. Nesse estudo, avaliou-se a adequação do aço isotrópico grau 220 MPa e de dois aços com característica de bake hardenability, Usi-Star 350 e ZStE 180BH, na fabricação de um painel externo de um veículo, em substituição ao aço carbono comum, EEP, originalmente proposto para o mesmo. Foram avaliadas as características de conformação através de diagramas limite de conformação, a rigidez através de testes de indentação dinâmicos, o peso e a relação custo/benefício da substituição, tendo sido estabelecida uma metodologia para a utilização de aços de média/alta resistência.
O uso de aços de média/alta resistência de menor espessura é uma das opções frequentemente adotada na indústria automotiva, como mecanismo de aumento de segurança e redução de peso dos veículos. A essa prática, contudo, muitas vezes se contrapõe a menor capacidade de conformação desses materiais e a ideia generalizada de que a substituição de aços comuns por aços de alta resistência conduz, quase sempre, a um aumento do custo de produção do painel. A Usiminas dispõe de uma variada gama de aços laminados a frio de alta resistência, mas suas aplicações, quase sempre determinadas pelas montadoras, não permitem análises comparativas com outros aços que porventura possam ser utilizados na fabricação das mesmas peças. Nesse estudo, avaliou-se a adequação do aço isotrópico grau 220 MPa e de dois aços com característica de bake hardenability, Usi-Star 350 e ZStE 180BH, na fabricação de um painel externo de um veículo, em substituição ao aço carbono comum, EEP, originalmente proposto para o mesmo. Foram avaliadas as características de conformação através de diagramas limite de conformação, a rigidez através de testes de indentação dinâmicos, o peso e a relação custo/benefício da substituição, tendo sido estabelecida uma metodologia para a utilização de aços de média/alta resistência.
Keywords
Aços de alta resistência, conformação mecãnica, testes de indentação
Aços de alta resistência, conformação mecãnica, testes de indentação
How to cite
Francisco Batista Pereira, Joao; Magno Fuzessy de Melo, Túlio; Juarez Mendez Taiss, Ed.
A SUBSTITUIÇÃO DO AÇO COMUM POR AÇOS DE MÉDIA/ALTA RESISTÊNCIA (BH E ISOTRÓPICO) EM PAINÉIS DE COBERTURA,
p. 1-10.
In: 38º Simpósio de Laminação,
Florianópolis - SC, Brasil,
2001.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAC01588