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Proceedings of the Seminar on Rolling, Metal Forming and Products


ISSN 2594-5297

37º Simpósio de Laminação Vol. 37, Num. 37 (2000)


Title

Adesividade dos Aços Laminados a Frio da USIMINAS Destinados na Indústria Automobilística

Adesividade dos Aços Laminados a Frio da USIMINAS Destinados na Indústria Automobilística

Authorship

DOI

10.5151/2594-5297-LAR00309

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Abstract

Nos últimos anos o emprego de adesivos tem aumentado bastante na indústria automobilística em função do seu baixo custo e da facilidade de aplicação. Os adesivos denominados estruturais são usados especialmente para unir peças de aço das carrocerias de automóveis, com o objetivo de aumentar a rigidez e reduzir o peso, a vibração e os ruídos, além de razões de estética, urna vez que aplicados em painéis externos, os adesivos não deixam vestígios ou marcas, como ocorre quando se empregam soldas, parafusos, porcas ou rebites. Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de juntas unidas por adesivos de aços laminados a frio com características de estampagem extra profunda, com e sem revestimento de zinco. f:orarn usados três tipos de adesivos, um tendo como componente básico uma resina acrílica e os outros sendo constituídos principalmente por resinas epóxi. Verificou-se que a resistência mecânica das juntas produzidas com os adesivos estudados não foi influenciada pelo tipo de aço ou pela preparação superficial (desengraxamento ou desengraxamento seguido de decapagem química). Os adesivos à base de epóxi apresentaram maior resistência mecânica que o adesivo à base de resina acrílica. No entanto, houve uma maior degradação da resistência mecânica dos adesivos epóxi em ambientes com elevada umidade relativa. Os três tipos de adesivos avaliados mostraram-se termofixos, ou seja, recuperaram plenamente suas propriedades mecânicas após aquecimento.

 

Nos últimos anos o emprego de adesivos tem aumentado bastante na indústria automobilística em função do seu baixo custo e da facilidade de aplicação. Os adesivos denominados estruturais são usados especialmente para unir peças de aço das carrocerias de automóveis, com o objetivo de aumentar a rigidez e reduzir o peso, a vibração e os ruídos, além de razões de estética, urna vez que aplicados em painéis externos, os adesivos não deixam vestígios ou marcas, como ocorre quando se empregam soldas, parafusos, porcas ou rebites. Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de juntas unidas por adesivos de aços laminados a frio com características de estampagem extra profunda, com e sem revestimento de zinco. f:orarn usados três tipos de adesivos, um tendo como componente básico uma resina acrílica e os outros sendo constituídos principalmente por resinas epóxi. Verificou-se que a resistência mecânica das juntas produzidas com os adesivos estudados não foi influenciada pelo tipo de aço ou pela preparação superficial (desengraxamento ou desengraxamento seguido de decapagem química). Os adesivos à base de epóxi apresentaram maior resistência mecânica que o adesivo à base de resina acrílica. No entanto, houve uma maior degradação da resistência mecânica dos adesivos epóxi em ambientes com elevada umidade relativa. Os três tipos de adesivos avaliados mostraram-se termofixos, ou seja, recuperaram plenamente suas propriedades mecânicas após aquecimento.

How to cite

Marques Marra, Kleiner; de Azevedo Alvarenga, Evandro; Luiz Vieira, Sérgio. Adesividade dos Aços Laminados a Frio da USIMINAS Destinados na Indústria Automobilística, p. 353-364. In: 37º Simpósio de Laminação, Curitiba - PR, Brasil, 2000.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAR00309