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Proceedings of the Seminar on Rolling, Metal Forming and Products


ISSN 2594-5297

36º Simpósio de Laminação Vol. 36, Num. 36 (1999)


Title

Análise Comparativa entre um Aço SAE 1012 e um Microligado ao Nb-Ti Submetidos ao Processo de Corte Fino ("Fine Blanking") na Indústria Automobilística

Análise Comparativa entre um Aço SAE 1012 e um Microligado ao Nb-Ti Submetidos ao Processo de Corte Fino ("Fine Blanking") na Indústria Automobilística

Authorship

DOI

10.5151/2594-5297-LA7576

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Abstract

O desenvolvimento da indústria automobilística tem implicado na exigência de melhor desempenho na qualidade de corte dos blanks fornecidos, devido ao formato cada vez mais complexo das peças utilizadas na linha automotiva. Assim, as indústrias fornecedoras tiveram que acompanhar esta evolução. Surgiu então a necessidade de se desenvolver o corte dos blanks. Sabia-se que um dos parâmetros mais importantes a ser estudado era a folga entre punção e matriz, por ter influência direta na formação de rebarba no perfil de corte. Esta dificuldade pôde ser suplantada com o surgimento do processo de Corte Fino ("Fine Blanking"). Este processo é relativamente recente para a preparação de blanks e se caracteriza pelo emprego de folgas muito pequenas, da ordem de centésimo de milímetros, prensas e jogos de matrizes muito rígidas, através dos quais é possível a produção de blanks que apresentem superfícies de corte isentas de defeitos e que atendam às exigências atuais de qualidade de corte para a indústria automobilística. O presente trabalho estuda a qualidade de corte ("Fine Blanking") de um aço SAE 1012 e um microligado ao Ti e ao Nb, utilizados na confecção de peças para a indústria automobilística. Os resultados mostram a forte influência das propriedades do material, como dutilidade e morfologia da segunda fase. nas características de corte.

 

O desenvolvimento da indústria automobilística tem implicado na exigência de melhor desempenho na qualidade de corte dos blanks fornecidos, devido ao formato cada vez mais complexo das peças utilizadas na linha automotiva. Assim, as indústrias fornecedoras tiveram que acompanhar esta evolução. Surgiu então a necessidade de se desenvolver o corte dos blanks. Sabia-se que um dos parâmetros mais importantes a ser estudado era a folga entre punção e matriz, por ter influência direta na formação de rebarba no perfil de corte. Esta dificuldade pôde ser suplantada com o surgimento do processo de Corte Fino ("Fine Blanking"). Este processo é relativamente recente para a preparação de blanks e se caracteriza pelo emprego de folgas muito pequenas, da ordem de centésimo de milímetros, prensas e jogos de matrizes muito rígidas, através dos quais é possível a produção de blanks que apresentem superfícies de corte isentas de defeitos e que atendam às exigências atuais de qualidade de corte para a indústria automobilística. O presente trabalho estuda a qualidade de corte ("Fine Blanking") de um aço SAE 1012 e um microligado ao Ti e ao Nb, utilizados na confecção de peças para a indústria automobilística. Os resultados mostram a forte influência das propriedades do material, como dutilidade e morfologia da segunda fase. nas características de corte.

Keywords

qualidade de corte; aços microligados; indústria automobilística

qualidade de corte; aços microligados; indústria automobilística

How to cite

José Furtado de Azevedo, Sebastião; de Abreu Martins, Charles; Luiz Silva Germano, Roberto; Roberto Guinâncio Carvalho, Carlos. Análise Comparativa entre um Aço SAE 1012 e um Microligado ao Nb-Ti Submetidos ao Processo de Corte Fino ("Fine Blanking") na Indústria Automobilística, p. 297-306. In: 36º Simpósio de Laminação, Belo Horizonte - MG, Brasil, 1999.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA7576