ISSN 2594-5297
50º Seminário de Laminação — vol. 50, num.50 (2013)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
A crescente busca da indústria automobilística por redução de peso nas carrocerias com consequente redução de consumo de combustível e emissão de gases poluentes aliado a maior segurança veicular, tem se tornado uma força motriz para as siderúrgicas na adequação de seus portfólios de produtos e para realização de trabalhos em parceria com as montadoras na área de engenharia de aplicação. Neste contexto, a CSN realizou um trabalho de reengenharia de aplicação com o objetivo de viabilizar a redução de peso de componentes estruturais da carroceria em alguns modelos de ônibus de um cliente desse segmento por meio da utilização de aços de maior resistência mecânica, o que possibilita a redução de espessura das chapas de aços com manutenção do desempenho mecânico dos componentes na carroceria. Foram analisadas as especificações de 174 componentes estruturais pela CSN, onde foi possível a realização de propostas para todas as peças, que estão em fase de validação técnica pelo cliente, com grande potencial de redução de peso da carroceria, de consumo de combustível, de emissão de gases poluentes e, ainda, redução de custo ao cliente.
The new environmental regulations and safety performance in the automotive industry are increasing the demand for lightweight structures. These new requirements are the main driving force that allow the steelmakers optimize their product offer in order to help the automotive industry reduce fossil fuel consumption and associated greenhouse effect. Co engineering works between steelmakers and automakers are the more suitable methodology in the steel specification for optimized body structures. Therefore, CSN carried out a co engineering project aiming body structure bus weight reduction with a client of this segment by the more intensive use of high strength steels. In this work, 174 bus structure parts where analyzed and the steel specifications optimized to reduce their weight and cost with mechanical performance maintenance.
Keywords
Aços; Componentes estruturais; Ônibus; Redução de peso.
Steels; Structure parts; Bus; Weight reduction.
How to refer
Dias, Fabio Moreira da Silva;
Tolomell, Flávia Tereza dos Santos Fernandes;
Carvalho, José Eduardo Ribeiro de;
Dias, Giuliano Castelo Branco;
Silva, Beethoven Max da.
ANÁLISE DE AÇOS UTILIZADOS EM COMPONENTES ESTRUTURAIS DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS E PROPOSTAS DE REDUÇÃO DE PESO
,
p. 614-619.
In: 50º Seminário de Laminação,
São Paulo,
2013.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-24037