ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
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Abstract
O objetivo deste trabalho consiste na análise da fratura e análise metalográfica de uma barra de direção, componente automotivo, que veio a fraturar, e então adquirir o conhecimento necessário, a fim de evitar futuras falhas. Para tal, utilizou-se a metodologia padrão para análise de falha. Primeiramente foi feita uma documentação fotográfica da região da falha, onde foi possível observar o local de início da mesma. Destacou-se também a grande deformação plástica sofrida antes da fratura, e o início da falha onde o componente sofreu maior esforço trativo. Na região oposta ao início, onde sofreu maior esforço negativo, ocorreu o esmagamento e o rompimento longitudinal dos filetes. A amostra foi então levada ao microscópio eletrônico de varredura (MEV) para caracterização dos mecanismos de fratura. Foi constatado, na superfície da fratura, a presença de coalescimento de microcavidades (dimples), caracterizando mecanismo de fratura dúctil. Uma amostra no sentido longitudinal foi seccionada e preparada conforme metodologia padrão de metalografia, como procedimentos de lixamento, polimento e ataque químico. O componente apresentou microestrutura martensítica, e ainda, uma trinca superficial. Conclui-se então o que as fractografias mostraram, mecanismos de fratura dúctil, típicas de sobrecarga no componente.
The aim of this work consists in the fractographic analysis and metallographic analysis of a direction bar, automobile component that came to fracture, and then get the necessary knowledge, to avoid future fails. For that, it was used the standard methodology to fractographic analysis. Firstly were made a photography documentation of the failure region, where was possible to observe the initiation locality of itself. Also was highlighted the big plastic deformation suffered before the fracture, and the initiation’s failure where the component has been subjected an enormous stress tensile. In the opposite region of the initiation, where it suffered the greatest negative effort, occurred in the fillets longitudinal smashing and breaking. The sample was taken to the microscope electronic scanner for characterization of fracture mechanisms. It has been detected, at the surface of fracture, the presence of coalescing micro cavities (dimples), characterizing mechanisms of ductile fracture. A sample in the longitudinal way was sectioned and prepared according standard methodology, like procedures of sanding, polishing and etching. The component showed martensite microstructure, and still, a superficial crack. Therefore fractographic showed, ductile fracture mechanisms, usual of overweight in the component.
Keywords
Análise de falha; Barra de direção; Mecanismos de fratura.
Failure analysis; Direction bar; Fracture mechanisms.
How to refer
Müller, Rafael Walter;
Santos, Vinícius Milani;
Strohaecker, Telmo Roberto.
ANÁLISE DE FALHA EM BARRA DE DIREÇÃO
,
p. 2509-2516.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0273