ISSN 2594-5327
62º Congresso anual da ABM — vol. 62, num.62 (2007)
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Abstract
O objetivo deste trabalho é o de investigar as causas de um acidente rodoviário utilizando técnicas de análise de falha em um eixo automotivo. As possíveis causas de caráter metalúrgico ou mecânico que possam ter levado o componente a ruptura foram investigadas através de documentação fotográfica análise fractográfica em lupa de baixo aumento e em microscópio eletrônico de varredura (MEV), análise química, exame metalográfico e ensaio de microdureza. Os resultados indicam que o eixo rompeu devido à presença de um cordão de solda executado de maneira equivocada. O processo e procedimentos de soldagem utilizados incentivaram um processo de fadiga por flexão alternada levando o componente ao colapso.
The aim of this work is to investigate the causes of the fracture of an automobile shaft which culminate in a road accident. Using a failure analysis approach, the investigation examined the accident photos and also carried out fractography using scanning electronic microscope (SEM), chemical analysis, metallography and microhardness measurements. The results indicated that the shaft has collapsed due to a reverse bending fatigue process trigged by an improper weld fillet present near the bearing ring.
Keywords
Eixo automotivo; Fadiga; Soldagem; Análise de falha.
Failure analysis; Automotive shaft; Fatigue; Weld defect.
How to refer
Rosa, Julio;
Reguly, Afonso.
ANÁLISE DE FALHA EM EIXO AUTOMOTIVO
,
p. 3015-3022.
In: 62º Congresso anual da ABM,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0327