ISSN 2594-5300
45º Seminário de Aciaria - Internacional — vol. 45, num.45 (2014)
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Abstract
Em 2010 foram observados elevados índices de quebra de rolamentos dos segmentos da máquina de lingotamento contínuo 3 da ArcelorMittal Tubarão. As análises iniciais, realizadas pelo fabricante, sugeriram que a causa estava relacionada principalmente a falta de proteções térmicas e desvios no sistema de lubrificação que estavam deteriorando as propriedades físico-químicas da graxa. Após o restabelecimento das condições de projeto os índices de quebra mantiveram-se elevados. O objetivo deste trabalho foi avaliar as potenciais causas ligadas as falhas de lubrificação deste equipamento. Foram estudados temperatura de trabalho do equipamento, qualidade físico-química da água, vazão e velocidade da água de refrigeração dentro dos mancais e respectivos suportes. Os resultados obtidos convergiram para uma deficiência do projeto de resfriamento dos mancais e suportes. Tais deficiências geravam baixa velocidade do fluxo de resfriamento, que associada as altas temperaturas de trabalho, proporcionavam condições adequadas a precipitação de particulados contidos na água, gerando assim a obstrução gradativa dos canais de refrigeração até total colapso do sistema.
Since 2010 the continuous casting #3 from ArcelorMittal Tubarão has been facing high rates of segment bearing failures. The preliminary analyzes, performed by the manufacturer, suggested that the cause was mainly related to the lack of thermal protection and deviations in the lubrication system, which were deteriorating physical and chemical properties of the grease. After restore the project conditions, the failure rate remained high. The aim of this study was to evaluate the potential causes related to lubrication failures in this equipment. Were evaluated the equipment work temperature, cooling water physical and chemical properties, flow and speed within the bearings and their supports. The results converge to a deficiency of the bearings and supports cooling design. These deficiencies generated low flow rate of cooling that, associated to the high working temperatures, allowed precipitation of particulates present in the water, thereby generating a gradual obstruction of the cooling channels until complete collapse of the system.
Keywords
Lubrificação; Sistema de refrigeração; Lingotamento contínuo de placas
Lubrication; Cooling system; Slab caster
How to refer
Flávio Paulo Pugnal da Silva;
Amilcar Bosco Altoé;
Mauro Mantovanelli;
Gabriel Mombrini Pigatti;
Fabrício Tomé Rodrigues.
ANÁLISE DE FALHAS NOS ROLAMENTOS DA MÁQUINA DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO 3 DA ARCELORMITTAL TUBARÃO
,
p. 2126-2136.
In: 45º Seminário de Aciaria - Internacional,
Porto Alegre - Brasil,
2014.
ISSN: 2594-5300
, DOI 10.5151/1982-9345-24265