ISSN 2594-5327
74º Congresso Anual da ABM — vol. 74, num.74 (2019)
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Abstract
O objetivo do presente estudo se dá pela viabilidade de substituição da liga de alumínio ABNT 2224, material envoltório a pá do rotor principal do helicóptero Robinson R22 Beta II, por uma liga de alumínio ABNT 7075 ou compósito com matriz polimérica e reforço de fibra de carbono unidirecional, afim de avaliar o aumento da vida útil, resistência mecânica e redução de custos. Foram realizados cortes na longitudinal e transversal, nas ligas de alumínio ABNT 2224 e 7075 para a realização da análise metalográfica e dureza Vickers com microcarga e, em seguida, foram feitos corpos de prova para ensaio de tração para as ligas de alumínio ABNT 2224 e 7075, flexão e impacto para a liga de alumínio ABNT 7075, afim de obter suas características mecânicas. Foi possível observar semelhança nos valores, de dureza 140 HV0,2kg em média e limite de resistência de 330MPa - 340MPa, mesmo havendo divergência nos valores de limite de escoamento é possível ser substituído a liga de alumínio ABNT 2224 pela liga ABNT 7075. Concluiu-se que em relação a propriedade mecânica, dureza e redução de custo, a substituição da liga de alumínio ABNT 2224 pela liga de alumínio ABNT 7075 é viável. Foram laminados compósitos de 3 mm e 4,5 mm de espessura, em seguida foram feitos corpo de prova para ensaio de tração, flexão e impacto, assim como para as ligas de alumínio. Foi possível observar valores de módulo elástico, limite de resistência acima dos valores das ligas de alumínio, mas quando comparados os valores de energia absorvida no ensaio de impacto, foi possível observar valores baixos, sendo viável a substituição caso a pá sofra impacto inferior aos valores obtidos.
The aim of this work is according to the feasibility of replacing the ABNT2224 aluminum alloy, the main rotor blade material of the Robinson R22 Beta II helicopter by ABNT 7075 aluminum alloy or polymer matrix and carbon fiber reinforcement unidirectional composite, in order to evaluate the increasing of the useful life, mechanical resistances and costs reduction. In the longitudinal and transversal sections aluminum alloys, ABNT 2224 and 7075, were used to perform the metallographic analysis and Vickers hardness with micro loading. Afterwards there were made test specimens for tensile tests for aluminum alloys, ABNT 2224 and 7075, flexure and impact for aluminum alloy ABNT 7075 in order to obtain its mechanical characteristics. It was possible to observe similarity in the hardness values of 140 HV0,2kg in average and a resistance limit of 330MPa- 340MPa, but there was a divergence in the yield limit values considering the change. It has concluded that in relation to mechanical properties, hardness and cost reduction the replacement of ABNT 2224 aluminum alloy by ABNT 7075 aluminum alloy is feasible. Unidirectional composites of 3mm and 4,5mm thickness were laminated, and after that specimen test, the same tests had been done for traction, flexure and impact as well as for aluminum alloys. It was possible to observe elastic modulus values, resistance limits higher than the aluminum alloys values, but when comparing them of absorbed energy in the impact test it was possible to observe lower values, the substitution is feasible if the blade is impacted lower values than obtained.
Keywords
Helicóptero; Alumínio; Compósito.
Helicopter; Aluminum; Composite.
How to refer
Camargo, Letícia Quaglio;
Salerno, Gigliola.
ANÁLISE DE MATERIAIS PARA PÁS DE HELICÓPTERO
,
p. 2673-2685.
In: 74º Congresso Anual da ABM,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-33749