ISSN 2594-5335
13º Seminário de Automação de Processos — vol. 13, num.13 (2009)
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Abstract
O sucesso financeiro de um projeto depende de uma série de variáveis. Análises simplificadas de preço impactam no processo de seleção do fornecedor e no resultado final do produto entregue. As dificuldades encontradas nos projetos de automação e controle, tais como atrasos no cronograma de disciplinas complementares, ausência de informação em tempo hábil, erros na definição do escopo e falhas de comunicação, podem impactar diretamente no custo total do projeto. Prevenir estas situações requer planejamento antecipado, bons instrumentos de comunicação e disciplina. Neste trabalho são apresentadas recomendações baseadas em boas práticas de gerenciamento em projetos e na experiência prática dos autores. A proposta deste artigo é demonstrar que o equilíbrio nas relações entre cliente e fornecedor é possível e desejável, e para isto é proposto um modelo baseado na estratégia de menor custo total.
A project financial success depends on many variables. Simplistic final price analysis can impact directly on the supplier selection and final product delivery. The difficulties found on control and automation projects, such as schedule delays of complementary disciplines, absence of information, errors on scope definition and communication failures, can impact directly on the project total cost. Prevent these situations require anticipate planning, good communication tools and discipline. This work presents some recommendations, based on project management literature and authors own experience. This paper aims to demonstrate that the equilibrium between customer and supplier is possible and desirable, and the lower total cost strategy is the best alternative.
Keywords
Gestão de projetos; Menor custo total; Automação; Controle.
Project management; Lower total cost; Automation; Control.
How to refer
Viana, Denise;
Silveira, Érica das Graças;
Frade, Bruna Roberta;
Paixão, Lara Lauro Pereira Alves da.
ANÁLISE DO CUSTO TOTAL DE PROJETO, PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE EQUILÍBRIO NA RELAÇÃO ENTRE CLIENTE E FORNECEDOR
,
p. 161-172.
In: 13º Seminário de Automação de Processos,
São Paulo,
2009.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-15607