Proceedings of the Ironmaking, Iron Ore and Agglomeration Seminars


ISSN 2594-357X

Title

ANÁLISE DO TEMPO DE PARADA DE TRANSPORTADORES DE CORREIA USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS

ANALYSIS OF THE CONVEYOR BELT BREAK TIME USING DISCRETE ELEMENT METHOD

DOI

10.5151/2594-357X-24062

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Abstract

Análise do tempo de para de transportadores de correia nas condições operacionais normais e de emergência e a sua consequência para o desempenho do chute de transferência é de fundamental importância para o projeto de sistemas de transporte por correias. O sistema deve ser projetado de forma que não ocorra um grande acúmulo de material no chute de transferência, sendo no limite um entupimento ou transbordo. Caso este acúmulo de material não possa ser evitado, então o chute dever ser considerado como uma moega e projetado para este fim, permitindo que o sistema possa retomar a operação nessas condições. O método convencional para a análise do tempo de parada considera o volume total do chute, o que não é uma informação correta, pois, de maneira geral, o material não preenche todo o chute no momento da parada dos transportadores. Neste trabalho apresenta-se uma metodologia para a análise da operação do chute de transferência considerando o tempo de parada dos transportadores envolvidos, usando o método dos elementos discretos. Esta metodologia fornece informações importantes para o dimensionamento do chute de transferência e para a estratégia de controle dos transportadores envolvidos.

 

Coasting analysis in belt conveyor systems is the analysis of the stopping time in normal and emergency operation conditions, and its consequence for the operating of the complete system (conveyor and transfer chute). The conveyor system should be designed so that, when the system shuts down under normal or emergency stop conditions the chutes do not plug. If chute plugging cannot be avoided, then the transfer chute must be considered as a hopper, and designed accordingly. Design must then make allowance for plugged chute restarts. In the conventional analysis the calculation is performed using the total volume of the transfer chute, giving incorrect information, because the chute can plug even if the particles do not fill the entire volume of the chute. In this work it is presented a methodology for coasting analysis using the Discrete Element Method. All transfer chutes in a complete line of belt conveyors are analyzed in cascade. This methodology gives good information for the configuration of the transfer chute design and for the belt conveyor control strategy.

Keywords

Chute de transferência; Tempo de parada; Transportadores de correia; Método dos elementos discretos.

Transfer chute; Coasting analysis; Belt conveyor stopping time; Discrete element method.

How to refer

Nogueira, Luís Rogério; Patrocínio, Manoel; Marinho, Carlos; Macias, Pedro Henrique da Silva; Rocha, Denis Melo; Mesquita, André Luiz Amarante. ANÁLISE DO TEMPO DE PARADA DE TRANSPORTADORES DE CORREIA USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS , p. 1209-1216. In: 43º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e o 14º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, São Paulo, 2013.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-24062