Proceedings of ABM Annual Congress


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Title

ANÁLISE DOS GANHOS COM A APLICAÇÃO SIMULTÂNEA DO JUST- IN-TIME E MRP NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

ANALYSIS OF THE PROFITS WITH THE SIMULTANEOUS APPLICATION OF JUST IN TEAMS AND MRP IN THE QUALITY OF THE ATTENDANCE TO THE CUSTOMER

DOI

10.5151/2594-5327-0245

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Abstract

A indústria automobilística japonesa tem influenciado fortemente as profundas mudanças nas técnicas de administração da manufatura pelas quais vem passando as empresas em geral. O artigo tem como objetivo mostrar os ganhos com a aplicação simultânea do Just-in-time e MRP na qualidade do atendimento ao cliente do setor automotivo agrícola. Para tal foi feito um projeto em parceria com um cliente do setor agrícola, onde se propõem ações para melhoria no atendimento, numa abordagem voltada para atendimento com resposta rápida as demandas deste seguimento nas áreas de manufatura, planejamento e logística. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos conceitos de produção enxuta e de suas ferramentas de administração da manufatura aliadas as técnicas de MRP e de uma proposta na melhoria no atendimento ao cliente, conforme as referências bibliográficas disponíveis e aplicáveis às indústrias de produção seriadas. A filosofia Just-in-time foi difundida em dois pilares: a educação e a qualidade e está fundamentada na importância de fazer certo desde a primeira vez, ao invés de investir um tempo enorme em conserto de erros depois que eles ocorrem. A utilização de filosofia JIT e MRP na manufatura para melhoria no atendimento, proporcionou um alinhamento produtivo próximos de sua utilização que é o objetivo do JIT. Neste quesito os ganhos foram em duas categorias: para o cliente ocorreram reduções de seu estoque acabado, aumentando seu giro e melhoria no inventário, baixando de um estoque de 45 dias para dez dias e para o fornecedor também ocorreram reduções no estoque de produto acabado, números de set-ups e de peças em processo diminuíram de 12.000 peças (doze dias produtivos) para 3.000 peças (três dias produtivos). Os resultados obtidos com este trabalho demonstram ter grande relevância para fornecedor e cliente e com a possibilidade de desenvolvimento de futuros projetos neste segmento.

 

The Japanese automobile industry has influenced strong the deep changes in the techniques of administration of the manufacture for which comes passing the companies in general. The article has as objective to show to the profits with the simultaneous application of the Just in teams and MRP in the quality of the attendance to the customer of agricultural the automotivo sector. For such a project in partnership with a customer of the agricultural sector was made, where if it considers action for improvement in the attendance, in a boarding directed toward attendance with fast reply the demands of this pursuing in the areas of manufacture, logistic and planning. The research will be developed from the concepts of production enxuta and its tools of allied administration of the manufacture the techniques of MRP and a proposal in the improvement in the attendance to the customer, as the available and applicable bibliographical references ace seriadas industries. The philosophy just in teams was spread out in two pillars: the education and the quality, and are based on the importance to make certain since the first time, instead of investing an enormous time in concert of errors later that they occur. The use of philosophy JIT and MRP in the manufacture for improvement in the attendance provided a productive alignment next to its use that is the objective of the JIT. In this question the profits had been in two categories: for the customer reductions of its finished supply had occurred, increasing its turn and improvement in the inventory, leaving supplies of 45 days for 10 days and for the supplier reductions in the supply of finished product had also occurred, numbers of set-ups and parts in process leaving 12000 parts (12 days produtivos) for 3000 parts (03 days productive). The results gotten with this work show to have great relevance for supplier and customer and with the possibility of development of future projects for other customers for the supplier.

Keywords

Just-in-time; MRP; Qualidade no atendimento; Cliente

JIT; MRP; Quality in servicing; Customer

How to refer

Pimentel, Eder Tavares; Santos, Paulo Aurélio; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido. ANÁLISE DOS GANHOS COM A APLICAÇÃO SIMULTÂNEA DO JUST- IN-TIME E MRP NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE , p. 2281-2290. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0245