ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
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Abstract
Foi desenvolvido, em escala piloto, aço estrutural Ni-Si-Mo com limite de escoamento acima de 480 MPa e alta resistência à corrosão atmosférica marinha. A elevada resistência mecânica possibilita reduzir a espessura de componentes metálicos e, consequentemente, o peso final de toda a estrutura, tanto da parte metálica quanto de alvenaria. A resistência à corrosão foi medida por meio de teste acelerado de corrosão atmosférica com aspersão intermitente de solução salina a 3% p/v de NaCl três vezes por semana (norma ISO 11474), durante três anos, e de teste não-acelerado de corrosão com exposição em atmosfera marinha (norma NBR 6209), durante seis anos, comparativamente a aços USI-SAC-300 (patinável) e SAE 1006. O desempenho do aço Ni-Si-Mo foi muito superior, com taxas de corrosão menores e ausência de desplacamento de camada de óxidos. O melhor desempenho anticorrosivo, atribuído à formação de camada de óxidos mais compacta e protetora, permite não utilizar proteção por pintura na maioria de situações em que esta é necessária para os aços patináveis tradicionais. Desta forma, são eliminados os custos diretos da pintura inicial e da sua manutenção, bem como os indiretos devido a eventuais necessidades de paradas operacionais, além de problemas relacionados com dificuldades de acesso ou contaminações.
A Ni-Si-Mo structural steel was developed with yield strength above 480 MPa and high atmospheric corrosion resistance. The high yield strength enables the thickness reduction of metallic components and, consequently, the weight of the whole structure, including masonry. The corrosion resistance was measured by field tests with intermittent sprinkling of 3% w/v NaCl salt solution three times a week (ISO 11474) during three years and exposure to marine atmosphere (NBR 6209) during six years, compared with USI-SAC-300 (weathering steel) and SAE 1006 steels. The Ni-Si-Mo steel showed the best performance and its oxide layer did not scale off. According to these results, it is possible to recommend the use of the unpainted Ni-Si-Mo steel in environments where the traditional weathering steel usually requires painting. In this way, all costs involved with maintenance, repair and eventual shutdowns can be eliminated, as well as occasional problems such as contamination and poor access to the site.
Keywords
Aço estrutural patinável; Resistência à corrosão atmosférica; Resistência mecânica.
Structural weathering steel; Atmospheric corrosion resistance; Mechanical strength.
How to refer
Carneiro, Rogério Augusto;
Alvarenga, Evandro de Azevedo.
AÇO ESTRUTURAL DE ELEVADAS RESISTÊNCIAS MECÂNICA E A CORROSÃO ATMOSFÉRICA MARINHA
,
p. 4501-4510.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16927