ISSN 2594-360X
42st Seminar on Logistics, Procurement and PCP — Vol. 42, Num. 42 (2025)
Title
DOI
Downloads
Abstract
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de guias internas ajustáveis, em chutes de carregadores de navios do tipo giratório móvel, visando reduzir entupimentos e desalinhamentos em correias transportadoras durante o carregamento de minério de ferro. A metodologia envolveu simulações computacionais utilizando o Método dos Elementos Discretos (DEM), com parâmetros calibrados para minério tipo Sinter Feed. Foram analisadas diferentes configurações de operação, identificando que o entupimento ocorre de baixo para cima, especialmente com a lança inclinada acima de 10º e giro superior a 90°. A solução proposta foi a adoção de guias ajustáveis, que permitem variação da abertura conforme a posição da lança, mantendo o fluxo eficiente e a centralização da carga. Após a implantação no carregador de navios, observou-se redução de 47% no tempo de paralisação por desalinhamento, aumento de 5% na taxa efetiva de carregamento e os eventos de entupimento de chute foram praticamente eliminados. Os resultados demonstram que a aplicação de guias móveis é uma solução eficaz para equilibrar o desempenho operacional e a confiabilidade dos sistemas de transporte em terminais portuários.
THIS STUDY PRESENTS THE DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF ADJUSTABLE INTERNAL GUIDES IN PIVOTING CHUTES OF MOBILE ROTARY SHIP LOADERS, AIMING TO REDUCE CLOGGING AND BELT MISALIGNMENT DURING IRON ORE LOADING OPERATIONS. THE METHODOLOGY INVOLVED COMPUTATIONAL SIMULATIONS USING THE DISCRETE ELEMENT METHOD (DEM), WITH PARAMETERS CALIBRATED FOR SINTER FEED ORE. VARIOUS OPERATIONAL CONFIGURATIONS WERE ANALYZED, IDENTIFYING THAT CLOGGING OCCURS FROM BOTTOM TO TOP, ESPECIALLY WHEN THE BOOM IS INCLINED AND ROTATED BEYOND 90°. THE PROPOSED SOLUTION WAS THE USE OF ADJUSTABLE GUIDES, ALLOWING THE OPENING TO VARY ACCORDING TO THE BOOM POSITION, MAINTAINING EFFICIENT FLOW AND LOAD CENTRALIZATION. AFTER IMPLEMENTATION ON THE SHIP LOADER, A 47% REDUCTION IN DOWNTIME DUE TO MISALIGNMENT WAS OBSERVED, ALONG WITH A 5% INCREASE IN EFFECTIVE LOADING RATE AND AN ALMOST COMPLETE ELIMINATION OF CHUTE CLOGGING EVENTS. THE RESULTS DEMONSTRATE THAT THE APPLICATION OF ADJUSTABLE GUIDES IS AN EFFECTIVE SOLUTION TO BALANCE OPERATIONAL PERFORMANCE AND RELIABILITY IN BULK MATERIAL HANDLING SYSTEMS AT PORT TERMINALS.
Keywords
Manuseio de Granéis Sólidos, Chutes de Transferência, Desalinhamento de Correias Transportadoras, Mé
Bulk Material Handling, Transfer Chutes, Belt Conveyor Misalignment, Discrete Element Method
How to cite
CASTANHEIRA, MARCEL ROBERTO; OLIVEIRA, GUILHERME PEREIRA DE; MELLO, SáVIO ALVES.
APLICAÇÃO DE GUIAS AJUSTÁVEIS PARA REDUÇÃO DE ENTUPIMENTOS E DESALINHAMENTOS EM CARREGADORES DE NAVIO,
p. 27-40.
In: 42st Seminar on Logistics, Procurement and PCP,
São Paulo, Brasil,
2025.
ISSN: 2594-360X, DOI 10.5151/2594-360X-41967