ISSN 2594-5297
33º Simpósio de Laminação — Vol. 33, Num. 33 (1996)
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Abstract
Utilizando-se um modelo matemático desenvolvido para simular as curvas de reaquecimento de placas nos fornos de viga móvel da Linha de Chapas Grossas da USIMINAS, foi analisada a influência de diversos parâmetros operacionais na condição térmica da placa no momento do desenfornamento. Ganhos significativos podem ser obtidos em termos de desempenho do forno e de consumo de combustivel, ajustando-se adequadamente as temperaturas das zonas do forno em função do tempo de permanência da placa nas zonas, de suas dimensões, do tipo de combustível queimado e da temperatura de enfornamento, no caso de enfornamento a quente. Este ajuste é realizado com o auxilio das curvas de aquecimento calculadas em sumilação "off-line" pelo modelo, para cada condição térmica da placa desejada nasaída do forno. Os resultados obtidos pelo modelo matemático mostram, por exemplo, como ajustar as temperaturas nas zonas de preaquecimento de modo a se obter melhor condição térmica da placa no desenfornamento, como baixos valores de marca de "skid" e de diferença de temperatura de superficie para o centro da placa, visando-se ao mesmo tempo menor consumo de combustivel.
Utilizando-se um modelo matemático desenvolvido para simular as curvas de reaquecimento de placas nos fornos de viga móvel da Linha de Chapas Grossas da USIMINAS, foi analisada a influência de diversos parâmetros operacionais na condição térmica da placa no momento do desenfornamento. Ganhos significativos podem ser obtidos em termos de desempenho do forno e de consumo de combustivel, ajustando-se adequadamente as temperaturas das zonas do forno em função do tempo de permanência da placa nas zonas, de suas dimensões, do tipo de combustível queimado e da temperatura de enfornamento, no caso de enfornamento a quente. Este ajuste é realizado com o auxilio das curvas de aquecimento calculadas em sumilação "off-line" pelo modelo, para cada condição térmica da placa desejada nasaída do forno. Os resultados obtidos pelo modelo matemático mostram, por exemplo, como ajustar as temperaturas nas zonas de preaquecimento de modo a se obter melhor condição térmica da placa no desenfornamento, como baixos valores de marca de "skid" e de diferença de temperatura de superficie para o centro da placa, visando-se ao mesmo tempo menor consumo de combustivel.
Keywords
Rcaqucciiiiciito dc placas, Modclo iiiatciiiátiw, Otiiiiizoção
Rcaqucciiiiciito dc placas, Modclo iiiatciiiátiw, Otiiiiizoção
How to cite
Adel dos Santos, Antônio; Ituji, Takeshi; de Melo Pereira, Adirceu.
Aplicação de um Modelo Matemático para Melhoria dos Padrões de Reaquecimento de Placas,
p. 371-384.
In: 33º Simpósio de Laminação,
Volta Redonda - RJ, Brasil,
1996.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA5753