ISSN 2594-5327
66º Congresso Anual da ABM — vol. 66, num.66 (2011)
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Abstract
O estudo da atuação do líder é um ponto-chave para compreensão e a transformação das dinâmicas organizacionais, pois o papel desempenhado por gestores e líderes é primordial para o funcionamento das equipes de trabalho. Liderar é um processo contínuo, que envolve sensibilidade, reflexão e consciência e que está intimamente ligado a atividade relacional das pessoas que interagem na vida organizacional. O grande diferencial e desafio para os próprios lideres e para a empresa está em desenvolver competências comportamentais e sociais. O presente estudo buscou identificar quais são as competências do líder do futuro mais significativas para desempenhar o papel gerencial nas organizações. Para tanto, o trabalho de pesquisa teve como proposta explicar o problema a partir de Grupos Focais auto-referentes como método e análise de investigação, utilizando no fim questões para alunos de pós-graduação em administração. Foi utilizado na pesquisa 2 grupos compostos de 14 pessoas sendo, o primeiro alunos de Gestão em Recursos Humanos e o segundo alunos Pós – Graduação de Engenharia de Segurança. Como resultados mais relevantes destacaram-se como conceito de liderança do futuro por parte dos sujeitos competências como: Competências técnicas, intrapessoais, sociais e interpessoais. Entre as competências mais valorizadas estão: liderança inspiradora, intrapessoal e interpessoal. Para o desenvolvimento de competências destacaram as situações: aprimorar o conhecimento, treinamento e praticando conhecimento. Conclui-se que, ainda que considerem as competências comportamentais e sociais mais importantes, as situações de desenvolvimento das mesmas estão relacionadas também as competências técnicas.
The study of the role of the leader is a key point for understanding and transformation of organizational dynamics, as the role played by managers and leaders is vital to the functioning of work teams, leadership is a continuous process which involves sensitivity, reflection and awareness and which is closely linked to relational activity of people who interact in organizational life. But the big difference and challenges for the leaders themselves and the company is to develop behavioral and social skills. This study sought to identify what skills are the most significant leader of the future to play a management role in organizations. For this, the research work was proposed to explain the problem from Focus Group self-related and technical research, using interviews as a tool and formulation of questionnaires and focus groups with undergraduates and graduate in business administration. We used two research groups made up of seven people being the first students in Human Resource Management and the second students Post - Graduate Safety Engineering. As most relevant results stood out as the future concept of leadership by individuals as skills: Technical skills, intrapersonal, interpersonal and social. Among the skills most valued by the subjects are: inspiring leadership, intrapersonal and interpersonal. For the development of skills highlighted the situation: improving the knowledge, training and practicing knowledge. We conclude that, although consider behavioral and social skills more important, the development of these situations are also related technical skills.
Keywords
Compet ncias sociais; Lideran a; Compet ncias gerenciais.
Social competencies; Leadership;, Managerial competencies.
How to refer
Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues;
Silva, Rodrigo Jone Bosco da;
Gazola, Ana Cristina de Aguiar.
AS COMPETÊNCIAS DO LÍDER DO FUTURO
,
p. 1977-1988.
In: 66º Congresso Anual da ABM,
São Paulo,
2011.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-18045