ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
Title
DOI
Downloads
Abstract
O objetivo deste trabalho é a avaliação da implantação de uma planta de picotar pneus, visando utilizar pneus pós-consumo para produzir asfalto-borracha, analisando-se os aspectos técnicos, econômicos, logísticos e sociais do empreendimento. A reciclagem de pneus é viável apenas quando uma logística de coleta é implantada. O uso de pneus pós- consumo em asfalto-borracha não é poluente, e tem se mostrado uma alternativa excelente para a redução do lixo sólido urbano. A vantagem no uso do asfalto-borracha em detrimento do asfalto tradicional foi estudado. A avaliação do aumento nos custos devido ao preço da borracha, ao processo de mistura e aplicação do asfalto em relação à diminuição dos custos devido à redução de custos de manutenção e a alta qualidade do asfalto-borracha foi feita. O preço do certificado de descarte legal dos pneus foi avaliado em US$ 0.73/pneu. O rendimento com a venda dos materiais reciclados foi US$0.86/pneu. O custo de coleta de pneus foi US$ 0.30/pneu, e o custo de transporte dos pneus até a planta de picotar pneus foi US$ 0.12/pneu, representando um custo total de US$ 0.42/pneu. Os pneus descartados representaram um custo de US$0.21/pneu.ano para a sociedade, sendo que a planta de picotar pneu geraria empregos para a comunidade.
The objective of this work is the evaluation of a tire shopper plant to utilize post-consumer tires to produce rubber-asphalt and to analyze the technical, economical, logistical, and social aspects of the project. Tire recycling is only viable when a collection logistic of tires is implanted. The use of post-consumer tires in rubber-asphalt is not pollutant, and has been an excellent alternative. The advantage in the use of the rubber-asphalt in detriment to the traditional asphalt was studied. The evaluation of the increase in the costs due to the rubber price, the mixture process and the asphalt application, in relation to the decrease in costs due to the reduction of the maintenance costs and the high quality of the rubber-asphalt is done in this work. The price of the certificate of legal tire disposal was US$ 0.73/scrap tire. The income with the sell of recycled tire materials was US$ 0.86/tire. The tire collection cost was US$ 0.30/tire, and the transportation cost to the chop plant was US$ 0.12/tire, representing a total cost of US$ 0.42/tire. The discarded tires represent a cost of US$ 0.21/tire.year for the society and the chopping plant would generate beneficial in jobs creation for the community.
Keywords
Pneus inservíveis; Asfalto-borracha; Reciclagem; Resíduo sólido.
Post-consumer tires, rubber-asphalt, Recycling, Solid Waste
How to refer
Lins, V. F. C.;
Dusse, C.A;
Silva, M. E. S. Ribeiro e;
V.Magalhães, D.J.A.
ASPECTOS TÉCNICOS, ECONÔMICOS, LOGÍSTICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS DA REUTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS PARA A PRODUÇÃO DE ASFALTO- BORRACHA
,
p. 1622-1632.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0178