ISSN 2594-5297
48º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos — vol. 48, num.48 (2011)
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Abstract
O Leito de Resfriamento do Laminador de Barras e Bobinas da VS Unidade Barra Mansa possui um sistema para frenagem das barras constituído de calha de frenagem e placa de freio magnética. A calha de frenagem por sua vez é acionada por um motor que é ligado aos braços de acionamento da calha através de uma redutora. Com a demanda do mercado por produtos acabados e com a produção da Unidade Resende, o Laminador de Barras e Bobinas precisou aumentar a produção dos materiais acabados a fim de atender os clientes. Uma das ações implementadas para atender tal desafio foi aumentar a velocidade de laminação para os produtos acabados. Esse acréscimo na velocidade de laminação gerou quebras inesperadas em alguns equipamentos que segundo condições de projeto suportariam tal incremento. Um destes equipamentos foi a calha de frenagem, que teve a redutora quebrada por três vezes, devido sobrecarga mecânica. Para solucionar o problema da quebra e aumentarmos a velocidade de laminação, ajustamos a velocidade de acionamento da calha de frenagem para que a mesma esteja na posição de repouso antes do comando para um novo ciclo. Com o desenvolvimento deste trabalho conseguimos eliminar a quebra da redutora por este tipo de falha e aumentar a velocidade de laminação.
The rolling Mill cooling bed of VS Barra Mansa has a brake system constituted by tilt apron and magnetic brakes. The tilt apron is constituted by a motor that is engaged in the actuation arms by a gearbox. With the demand of finished products and the start up of the new VS rolling mill in Resende, the rolling mill of VS Barra Mansa needed to increment the finished products production in order to attend the customers. One of the actions adopted to attend this challenge was increment the mill speed for finished products. This speed increment generated unexpected failures in some equipments that, according to the project conditions, should support the new work speed. One of these equipments was the tilt aprons, which the gearbox had fail for three times by a mechanical overload. To solve the fail problem and allow increments in rolling mill speed, the tilt apron actuation speed was adjusted to provide the correct position of the equipment before the beginning of the new cycle. With the development of this work we could eliminate the mechanical overload of gearbox and increment the rolling mill speed.
Keywords
Calha de frenagem; Leito de resfriamento; Sobrecarga mecânica; Tempo de acionamento.
Tilt aprons; Cooling bed; Mechanical overload; Actuation time.
How to refer
Duarte, Aline Cardoso Gomes;
Serra, Bruno Ayres;
Costa, Jeferson Luis da;
Souza, José Hugo de Carvalho;
Garcia, Manoel Messias;
Quintão, Wesley Alves.
AUMENTO DA VELOCIDADE DA CALHA DE FRENAGEM DO LEITO DE RESFRIAMENTO DO LAMINADOR DE BARRAS NA UNIDADE BARRA MANSA DA VOTORANTIM SIDERURGIA
,
p. 842-847.
In: 48º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos,
Santos,
2011.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-20708