Proceedings of the Seminar on Rolling, Metal Forming and Products


ISSN 2594-5297

Title

AUMENTO DE PRODUÇÃO NA GALVANIZAÇÃO E OUTRAS LINHAS DE PROCESSAMENTO DE TIRAS UTILIZANDO “DIRECT FLAME IMPINGEMENT -DFI” OXYFUEL

INCREASING CAPACITY IN GALVANISING AND OTHER STRIP PROCESSING LINES BY USING DIRECT FLAME IMPINGEMENT OXYFUEL

DOI

10.5151/2594-5297-0072

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Abstract

Em paralelo ao Oxyfuel convencional existem hoje em dia, tecnologias muito interessantes já estabelecidas; uma das mais importantes é a “Direct Flame Impingement - DFI”. Esta tecnologia foi testada e apresenta excelentes resultados. O principal beneficio do DFI Oxyfuel, onde a chama oxyfuel aquece diretamente o metal em movimento, são os seguintes: Aumento significativo da transferência de calor (10 vezes maior do que o existente) resultando numa maior capacidade de aquecimento e menor consumo energético; Unidade compacta e robusta de fácil instalação; Garante opções para modificar as condições superficiais. Até agora o uso do DFI oxyfuel tem sido usado para aumentar a capacidade do recozimento de tiras e de linhas de galvanização. O uso do DFI oxyfuel reduz o consumo específico de combustível com um aumento de produção de 30%, ou mais. Na linha de galvanização, por exemplo, benefícios adicionais incluem uma melhor adesão do zinco e melhor aparência superficial; isto é devido as propriedades efetivas de pré-limpeza do DFI, deixando as tiras e os cilindros do forno mais limpos antes do sistema. A tecnologia DFI está operando com excelente resultados nas plantas de galvanização da ThyssenKrupp Steel de Finnntrop e Bruckhausen na Alemanha. A primeira instalação de um sistema DFI compacto ocorreu em 2002 na Outokumpu na planta de Nyby na Suécia. Resultando num aumento de produção de 50% sem estender o comprimento do forno. Vale salientar que tal forno havia sido totalmente convertido à tecnologia Oxyfuel anteriormente. O trabalho descreve o processo DFI Oxyfuel como tecnologia inovadora, incluindo os seus resultados e discute o seu futuro e as possibilidades de produzir aços com mais eficiência.

 

In parallel to the conventional oxyfuel there are today established very interesting technologies; one of the most important ones being Direct Flame Impingement (DFI). This technology has been proven to deliver outstanding results. The main benefits of DFI Oxyfuel, where oxyfuel flames directly heat the moving metal, are: Significantly higher heat transfer (10 times the one in use) resulting in higher capacity and less fuel consumption; Compact and powerful unit for easy retrofit; Provides options to modify surface conditions. So far the use of DFI Oxyfuel has been to boost strip annealing and hot dip metal coating lines. Use of DFI Oxyfuel reduces the specific fuel consumption while delivering a powerful 30% capacity increase, or more. In a galvanising line, for example, additional benefits include improved zinc adhesion and surface appearance; this is due to the DFI’s effective pre-cleaning properties, leaving both strip and furnace rolls cleaner than before. Successful installations are in operation at ThyssenKrupp Steel’s coating lines at Finnentrop and Bruckhausen, Germany. In 2002 the first installation of a compact DFI Oxyfuel unit took place. It was at Outokumpu’s Nyby site in Sweden. It resulted in the possibility to increase the production by 50% without extending the furnace length. It should be noted that this furnace already was all equipped with oxyfuel combustion. The paper describes the state-of-the-art of DFI Oxyfuel, including results from installations, and discusses its future very interesting possibilities to make the steel production more effective.

Keywords

Oxyfuel; Galvanização; Tiras; Direct flame impingement.

Oxyfuel; Galvanizing; Strips; Direct flame impingement.

How to refer

Nunes, Paulo Rogerio; Ritzén, Ola; Lugnet, Anders; Schéele, Joachim von. AUMENTO DE PRODUÇÃO NA GALVANIZAÇÃO E OUTRAS LINHAS DE PROCESSAMENTO DE TIRAS UTILIZANDO “DIRECT FLAME IMPINGEMENT -DFI” OXYFUEL , p. 701-708. In: 45º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos, Porto de Galinhas - PE, 2008.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0072