ISSN 2594-5297
37º Simpósio de Laminação — Vol. 37, Num. 37 (2000)
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Abstract
A contínua busca da melhoria da competitividade do aço frente aos sucedâneos tem levado ao desenvolvimento de materiais de alta resistência, permitindo atender a três das principais demandas do setor automotivo: redução de peso, economia de combustível e aumento da segurança do usuário. Os painéis externos dos automóveis ocupam lugar prioritário nas respostas dos fornecedores às montadoras. Dois tipos de aços merecem maior atenção: os aços Bake Hardenable(BH) e os interstitial Free - High Strength Steel (IF-HSS). No presente trabalho foi realizada uma análise comparativa da fabricação industrial destes aços, suas características químicas e mecânicas e os resultados de aplicação dos mesmos. Os resultados mostraram que ambas concepções atendem aos compromissos de conformabilidade e resistência e que fatores econômicos são mais importantes que as pequenas diferenças técnicas dos resultados finais avaliados para a seleção dos aços. Foi ainda observado que as peças finais apresentaram resistências similares, embora o mecanismo físico para sua obtenção seja diferente.
A contínua busca da melhoria da competitividade do aço frente aos sucedâneos tem levado ao desenvolvimento de materiais de alta resistência, permitindo atender a três das principais demandas do setor automotivo: redução de peso, economia de combustível e aumento da segurança do usuário. Os painéis externos dos automóveis ocupam lugar prioritário nas respostas dos fornecedores às montadoras. Dois tipos de aços merecem maior atenção: os aços Bake Hardenable(BH) e os interstitial Free - High Strength Steel (IF-HSS). No presente trabalho foi realizada uma análise comparativa da fabricação industrial destes aços, suas características químicas e mecânicas e os resultados de aplicação dos mesmos. Os resultados mostraram que ambas concepções atendem aos compromissos de conformabilidade e resistência e que fatores econômicos são mais importantes que as pequenas diferenças técnicas dos resultados finais avaliados para a seleção dos aços. Foi ainda observado que as peças finais apresentaram resistências similares, embora o mecanismo físico para sua obtenção seja diferente.
Keywords
aço IF de alta resistência; aço BH; conformabilidade Mecãnica
aço IF de alta resistência; aço BH; conformabilidade Mecãnica
How to cite
Bórtoli da Cruz Rabelo, Gláucio; Roberto Cetin, Paulo; Cláudio de Oliveira Meyer, Luiz.
Avaliação Comparativa de Aços Livrese de Intersticiais e Aços Endurecíveis por envelhecimento na cura da pintura da Classe de 220 MPA de Limite de Escoamento,
p. 135-144.
In: 37º Simpósio de Laminação,
Curitiba - PR, Brasil,
2000.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA7710