ISSN 2594-5327
70º Congresso Anual da ABM — vol. 70, num.70 (2015)
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Abstract
Devido à descoberta de petróleo em um gigantesco reservatório situado na região litorânea entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, a malha dutoviária brasileira irá aumentar consideravelmente nos próximos anos, assim como a necessidade de novos sistemas dutoviários capazes de transportar óleo e gás a pressões cada vez mais elevadas. A soldagem de tubulações no Brasil ainda é realizada de forma manual com processo ao Arco Elétrico e Eletrodo Revestido, fortemente dependente da habilidade do soldador; com a utilização de soldagem robotizada, tem-se maior controle dos parâmetros de soldagem, com possibilidade de obtenção de juntas de boa qualidade, além do ganho considerável em produtividade. O objetivo deste trabalho é analisar a tenacidade ao impacto charpy na ZTA de juntas soldadas do aço API 5L X80 utilizadas para transporte de petróleo quando submetidas a processo FCAW-G robotizado com o arame AWS E111T1-K3MJ-H4 para passes de enchimento e acabamento, com Ar + 25%CO2 como gás de proteção, e processo GTAW com o arame ER80S-Ni1 para passe de raiz, utilizado Ar + 25%CO2 como gás de proteção. Os resultados obtidos são comparados com o processo SMAW manual, utilizando como consumíveis os eletrodos AWS ER 7018 e E9010-G; as soldagens foram realizadas na posição plana e vertical ascendente; com os resultados obtidos de energia absorvida em ensaio de impacto charpy, com entalhe localizado na ZTA, foram correlacionados estes valores com a microestrutura presente na ponta do entalhe dos corpos de prova.
Due to the discovery of oil in a gigantic reservoir located in the coastal region between the states of Santa Catarina and Espírito Santo, Brazil's pipeline network will increase considerably in the coming years, as well as the need for new pipelines systems capable of carrying oil and gas pressures each even higher. The welding of pipes in Brazil is still performed manually process with the Arc and stick welding, however, the use of automation in welding becomes extremely important because of the high number of welds to be carried out both in pipe manufacturing and in assembling them and the possibility of obtaining good quality together. The objective of this study is to analyze the toughness charpy impact HAZ of welded joints of API 5L X80 steel used to transport oil when subjected to FCAW-G robotic process with AWS E111T1-K3MJ-H4 for filling and finishing passes, with Ar + 25% CO2 as shielding gas, and GTAW manual process with ER80S-Ni1 wire for root pass, used Ar + 25% CO2 as shielding gas The results are compared with the manual SMAW process using consumables as the AWS ER 7018 and E9010-G electrodes; Welding was performed in the ascending flat and upright; with the results of energy absorbed in charpy impact test with notch located in the HAZ, these values with this microstructure on the edge of the notch of the specimens were correlated.
Keywords
Aço API5LX80, Ensaio charpy, Microestrutura, Soldagem robotizada
Steel API5LX80, Charpy test, Microstructure, Robotic welding
How to refer
Albuquerque, Siderley Fernandes;
Maciel, Theophilo Moura;
Santos, Marco Antônio dos;
Neto, Raimundo Quindere Cruz.
AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE JUNTAS SOLDADAS POR PROCESSO ROBOTIZADO DO AÇO API 5L X80, UTILIZADO EM DUTOS PARA TRANSPORTE DE PETRÓLEO
,
p. 155-166.
In: 70º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-26192