ISSN 2594-5327
62º Congresso anual da ABM — vol. 62, num.62 (2007)
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Abstract
No presente trabalho estudou-se a resistência à propagação de trinca por fadiga no aço ABNT 1016 laminado a quente. Este material é utilizado como estrutura de sustentação para diversos sistemas do veículo em fases prévias ao desenvolvimento de veículos na fase protótipo. As estruturas são fabricadas por meio de juntas soldadas pelo processo GMAW, estando sujeito a cargas cíclicas que causam fadiga no material e podem levá-lo à falha. Corpos-de-prova do tipo C(T) foram confeccionados com 12 mm de espessura e 75 mm de largura para análise do metal base no sentido TL (perpendicular à laminação) e da zona fundida. Os ensaios foram realizados à temperatura ambiente, com razão de carga R=0,2 e de acordo com a norma ASTM E 647-99, obtendo-se a taxa de crescimento de trinca da/dN em função de uma faixa do fator de intensidade de tensão
In this work is studied the fatigue crack growth resistance for the hot rolled ABNT 1016 steel. This material has been used as structure of support for several vehicle systems in previous stages of prototype development. The structures are made by GMAW process welding and they are subjected to cyclic loading that could cause failure. C(T) specimens of 12 mm thickness and 75 mm width were made for TL base metal and weld zone’s analysis. Tests were realized at ambient temperature, stress ratio R = 0,2, frequency 20 Hz and according to ASTM E 647-99, resulting in a crack growth rate da/dN versus stress intensity factor range
Keywords
Aço ABNT 1016; Curva da/dN; Mecânica de fratura.
ABNT steel 1016; da/dN curve; Fracture mechanics.
How to refer
Miqueri, F.R.;
Carneiro, J. R. G.;
Alves, M. P.;
Vilela, J. J.;
Martins, G. P.
AVALIAÇÃO DOS MECANISMOS DE FADIGA DO AÇO ABNT 1016
,
p. 3056-3064.
In: 62º Congresso anual da ABM,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0332