ISSN 2594-5297
49º Seminário de Laminação — vol. 49, num.49 (2012)
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Abstract
Aços contendo cobre apresentam um alto potencial de aplicação, resultado dos benefícios deste elemento nas propriedades dos aços estruturais. Além do envelhecimento por precipitação, que resulta em excelente combinação de tenacidade e resistência mecânica, o cobre produz o efeito de pátina que aumenta consideravelmente a resistência à corrosão. Porém, o uso do cobre como elemento de liga é muito limitado, por causa do sério problema de fragilidade a quente na fabricação do aço, que provoca trincas no lingotamento contínuo, laminação a quente e soldagem. Esta limitação reduz a reciclabilidade das sucatas, na medida em que a contaminação com cobre tende a aumentar, resultado do aumento da quantidade de componentes eletrônicos na automação dos automóveis e eletrodomésticos descartados. O controle da fragilidade a quente é pela adição de níquel, que encarece o aço. Resolvendo-se o problema da fragilidade a quente, além do benefício ambiental, pode-se aumentar o uso destes aços patináveis, para aplicações em construção civil e mecânica, estruturas on shore e offshore, automobilística, naval, ferroviária e dutos. Este trabalho é uma revisão sobre o efeito do cobre nos aços C e também propõe uma nova tecnologia patenteada para estes aços patináveis.
Copper containing steels have a great potential of application as a result of the age hardening that increases the mechanical and corrosion properties of the copper containing weathering steels. However, its broad use is restricted due to the “hot shortness” which causes cracks on the hot processing of those steels on rolling, welding and continuous casting. Restrictions of additions of copper in steels also worsens the environmental problem, once its presence in the scrap is also increasing due to the increased amount of electronics devices boarded in cars and electrical appliances discarded. That ends in increase of cost of contaminated scraps and turns its use inviable, so it has to be discarded in the nature generating environmental problems. The control of the hot shortness is by addition of nickel, which increases the price of the steel. Finding an easier solution for the problem of hot shortness, cooper containing weathering steels could make them to be widely used in civil and mechanical construction, on shore and offshore structures, automobile, shipping, railroad equipments and pipelines with considerable environmental benefits. This work is an overview of the influence of the Cu addition in C steels and introduces a patented technology for a novel conception of environmentally friendly weathering copper containing steels.
Keywords
Aços patináveis com cobre; Fragilidade a quente; Inclusões; CuS.
Weathering steels; Hot shortness; Inclusions; Copper; CuS.
How to refer
Comineli., Osvaldo Guilherme.
BENEFÍCIOS E PROBLEMAS DO COBRE NOS AÇOS C
,
p. 161-172.
In: 49º Seminário de Laminação,
Rio de Jabeiro,
2012.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-22524