ISSN 2594-5327
64º Congresso Anual da ABM — vol. 64, num.64 (2009)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
A produção e o processamento do carvão vegetal no estado do Rio Grande do Sul gera como principal resíduo uma fração de baixa granulometria constituída de finos de carvão vegetal. No presente trabalho traça-se um perfil do modelo de produção deste carvão nos principais municípios produtores do estado, bem como da geração de finos, e é feita uma avaliação de seu uso na reciclagem de rejeitos siderúrgicos. Análises de caracterização destes finos e ensaios realizados em laboratório com briquetes confeccionados com este resíduo e carepas, demonstraram a potencialidade de utilização dos finos de carvão vegetal como agente de redução carbotérmica de óxidos de ferro contidos em briquetes autorredutores.
The production and processing of charcoal in the state of Rio Grande do Sul generate as main waste a fraction of low granulometry consisting of charcoal fines. In this paper a profile of the production model of this charcoal in main producing towns for the state is traced, as well as the generation of fines, and an evaluation of its use is carried out on recycling siderurgical wastes. Characterization analysis of these fines and laboratory tests with briquettes made of this residue and iron oxides, demonstrate the potential use of charcoal fines as a reduction agent of iron oxides inside self-reducing briquettes.
Keywords
Finos carvão vegetal; Briquetes autorredutores.
Charcoal fines; Self-reducing briquettes.
How to refer
Buzin, Pedro Jorge Walburga Keglevich de;
Bagatini, Maurício Covcevich;
Schneider, Ivo André Homrich;
Vilela, Antonio Cezar Faria;
Osório, Eduardo.
CARACTERIZAÇÃO DE FINOS DE CARVÃO VEGETAL PRODUZIDOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARA USO EM BRIQUETES AUTORREDUTORES
,
p. 1314-1322.
In: 64º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-14830