ISSN 2594-360X
41º Seminário de Logística, Suprimentos e PCP — vol. 41, num.41 (2024)
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Abstract
O PROCESSO DE ESTIVAGEM DE MINéRIO DE FERRO NO PORãO DOS NAVIOS é ESSENCIAL PARA GARANTIR A SEGURANçA DA EMBARCAçãO E DOS TRIPULANTES. OS MOVIMENTOS INERENTES à NAVEGAçãO PODEM LEVAR A UM PROCESSO DE DESLOCAMENTO DE CARGA DENTRO DOS PORõES, ALTERANDO O CENTRO DE GRAVIDADE DA CARGA, PODENDO COMPROMETER A ESTABILIDADE DA EMBARCAçãO E, EM CASOS EXTREMOS, LEVAR AO SEU NAUFRáGIO. O CóDIGO MARíTIMO INTERNACIONAL PARA CARGAS SóLIDAS à GRANEL (IMSBC CODE) ASSIM COMO A CONVENçãO INTERNACIONAL PARA SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA NO MAR (SOLAS) ESTABELECEM DIRETRIZES PARA ESTIVAGEM DA CARGA NOS PORõES PARA GARANTIR A ESTABILIDADE DAS EMBARCAçõES DURANTE A NAVEGAçãO. OS DOIS PRINCIPAIS PARâMETROS A SEREM SEGUIDOS SãO O LIMITE DO TEOR DE UMIDADE TRANSPORTáVEL DA CARGA (TML) PARA EVITAR SUA LIQUEFAçãO E A ALTURA MáXIMA RELATIVA ENTRE AS PILHAS FORMADAS NO PORãO, A DEPENDER DA CLASSIFICAçãO DO MATERIAL CARREGADO. APESAR DESTAS DIRETRIZES NORTEAREM O CARREGAMENTO, O PROCEDIMENTO DE ESTIVAGEM FICA A CARGO DE CADA TERMINAL PORTUáRIO. ESTE TRABALHO OBJETIVA APLICAR O MéTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS PARA SIMULAR O CARREGAMENTO DE MINéRIO DE FERRO EM UM PORãO DE NAVIO APLICANDO DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE ESTIVAGEM PARA IDENTIFICAR O QUE MELHOR SE ADEQUE àS DIRETRIZES DOS óRGãOS REGULADORES. OS RESULTADOS DAS SIMULAçõES FORAM CONFRONTADOS COM CARREGAMENTOS REAIS REALIZADOS EM UM TERMINAL GRANELEIRO, ATRAVéS DOS QUAIS FOI POSSíVEL DEFINIR O MELHOR PROCEDIMENTO DE CARREGAMENTO.
THE IRON ORE STOWAGE PROCESS IN THE SHIP'S HOLD IS ESSENTIAL TO ENSURE THE SAFETY OF THE VESSEL AND CREW. THE MOVEMENTS INHERENT TO NAVIGATION CAN LEAD TO A PROCESS OF CARGO DISPLACEMENT WITHIN THE HOLDS, CHANGING THE CARGO'S CENTER OF GRAVITY, WHICH CAN COMPROMISE THE STABILITY OF THE VESSEL AND IN EXTREME CASES LEAD TO ITS SINKING. THE INTERNATIONAL MARITIME CODE FOR SOLID BULK CARGOES (IMSBC CODE) AS WELL AS THE INTERNATIONAL CONVENTION FOR THE SAFETY OF LIFE AT SEA (SOLAS) GUIDELINES FOR STOWAGE OF CARGO IN HOLDS TO ENSURE THE STABILITY OF VESSELS DURING NAVIGATION. THE TWO MAIN PARAMETERS TO BE FOLLOWED ARE THE CARGO TRANSPORTABLE MOISTURE LIMIT (TML) TO PREVENT LIQUEFACTION AND THE MAXIMUM RELATIVE HEIGHT BETWEEN THE PILES FORMED IN THE HOLD, DEPENDING ON THE CLASSIFICATION OF THE LOADED MATERIAL. ALTHOUGH THESE GUIDELINES GUIDE LOADING, THE LOADING PROCEDURE IS THE RESPONSIBILITY OF EACH PORT TERMINAL. THIS WORK AIMS TO APPLY THE DISCRETE ELEMENT METHOD (DEM) TO SIMULATE THE LOADING OF IRON ORE IN A SHIP'S HOLD, APPLYING DIFFERENT LOADING PROCEDURES TO IDENTIFY WHAT BEST COMPLIES WITH THE GUIDELINES OF REGULATORY BODIES. THE RESULTS OF THE SIMULATIONS WERE COMPARED WITH REAL LOADING CARRIED OUT AT A BULK TERMINAL, THROUGH WHICH IT WAS POSSIBLE TO DEFINE THE BEST LOADING PROCEDURE.
Keywords
Método dos Elementos Discretos; Carregadores de Navio; Estivagem de Carga.
DEM; Shiploader; Stowing.
How to refer
OLIVEIRA, GUILHERME PEREIRA DE;
SPÍNOLA, LUCIANO JOSÉ.
COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE ESTIVAGEM DE CARGA EM CARREGAMENTOS DE MINÉRIO DE FERRO APLICANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS
,
p. 159-168.
In: 41º Seminário de Logística, Suprimentos e PCP,
São Paulo, Brasil,
2024.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360X-41462