Proceedings of ABM Annual Congress


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Title

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMPORTAMENTAIS: PERCEPÇÕES DOS SUBORDINADOS UMA PERSPECTIVA DO VALE DO PARAÍBA

BEHAVIOURAL AND MANAGERIAL COMPETENCES: PERCEPTION OF THE SUBORDINATES: A “VALE DO PARAÍBA” PERSPECTIVE

DOI

10.5151/2594-5327-15177

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Abstract

As estratégias de uma empresa estão descritas nos valores, missão e principalmente nas competências essenciais. Estas competências quando associadas às competências individuais formam a sinergia organizacional. Elas são desejáveis em todos os funcionários, mas são de vital importância para o corpo gerencial. Este trabalho se propõe a identificar as competências comportamentais percebidas pelos funcionários como eficazes no exercício da liderança. A pesquisa qualitativa foi realizada em uma instituição financeira do vale do Paraíba paulista. A amostra foi de 20 indivíduos, escolhidos dentre aqueles que possuem pelo menos um ano de empresa, e distribuídos, através de uma amostragem não- probabilística estratificada, entre os três níveis hierárquicos proporcionalmente à representatividade média na população, ou seja: • 70% de escriturários ou técnicos comissionados - 14 indivíduos; • 25% de representantes da gerência média - 5 indivíduos; e • 5% de gerencia geral, - 1 indivíduo. Os dados foram categorizados por meio de análise de conteúdo. Na opinião dos funcionários as competências comportamentais mais valorizadas foram: atitudes de respeito e confiança nos subordinados, alegria e bom humor, ética e justiça, comunicação franca e aberta a feedbacks, capacidade de demonstrar a preocupação do gestor com a satisfação dos subordinados no trabalho, respeito as diferenças individuais, as diversidades culturais e um comportamento participativo consultivo por parte do gestor facilitando o envolvimento no processo decisório.

 

The strategies of a company are described in the values, mission, and mainly in the essential competences. These competences when associated to the individual competences form the organizational synergy. They are desirable in all the employees, but they are of vital importance to the board of directors. This article aims to indentify the behavioral competences judged by the employees as effective in the leadership process. The research was done in a financial institution in “Vale do Paraíba”. A sample of 20 people, chosen among those who have at least one year working for the company, and distributed, through a stratified non-probabilistic sample, among the three hierarchical levels proportional to the mean representativeness in the population. This means:70% of the scribes or commissioned technicians – 14 people, 25% of the mean management – 5 people, 5% of administrators – 1 person. The data was categorized through content. Developing behavioral competences is essential to promote the organizational environment. For the employees the most valuable behavioral competences are: attitudes of respect and confidence towards the subordinates, expressed with happiness and good humor, ethics and justice, through a sincere and open- to- feedback communication, able to demonstrate the concern of the manager with the satisfaction of the employees in their job, respecting the individual differences, the cultural diversification and a participative and consultive behavior by the manager, making the involvement in the decision making process easier.

Keywords

Competências gerenciais; Competências organizacionais; Competências individuais.

Managerial competences; Organizational competences; Individual competences.

How to refer

Costa, Luciano Budaszewski da; Lopes, Marcelo Dias; Ferreira, Ana Regina; Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMPORTAMENTAIS: PERCEPÇÕES DOS SUBORDINADOS UMA PERSPECTIVA DO VALE DO PARAÍBA , p. 3031-3041. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-15177