ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
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Abstract
Resumo Este trabalho teve como objetivos conhecer quais as competências sociais consideradas importantes para o exercício da liderança e qual o tipo de cultura predominante na empresa. A pesquisa de levantamento do tipo descritiva utilizou de tratamentos qualitativos e quantitativos. A amostra foi composta por diretores, gerentes, superintendentes e supervisores de uma empresa automobilística situada na região do vale do Paraíba no estado de São Paulo. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista semiestruturada e a escala de identificação de cultura organizacional (IBACO). Os dados coletados nas entrevistas foram categorizados por análise de conteúdo e os resultados dos questionários foram submetidos aos critérios estabelecidos pelo instrumento. Constatou-se com as categorias analisadas, que os comportamentos dos lideres, esperados pelos respondentes, são mais semelhantes ao comportamento de lideres do que de gestores. Esperam que as lideranças sejam capazes de provocar e implantar mudanças com conhecimentos técnicos sem menosprezar a importância de competências de comunicação, relacionamento interpessoal, habilidades políticas entre outras. O resultado do questionário de cultura organizacional demonstrou que os valores predominantes são o profissionalismo cooperativo, valores associados ao bem-estar dos empregados e práticas integrativas.
This work has as its objectives to know which social competencies are considered important to the exercise of leadership and which type of predominant culture in the company. The survey of descriptive type used qualitative and quantitative treatments. The sample was composed of directors, managers superintendents and supervisors of an automaker located in the Paraiba Valley region in the state of São Paulo. For collecting data, two instruments were used: A guide of semi-structured interview and an identification scale of the organizational culture (IBACO). The data collected during the interviews were categorized by content analysis and the questionnaires results were submitted to the criteria established by the instrument. It was noticed with the analyzed categories that the behaviors of the leaders, expected by the correspondents, are more similar to the leaders’ behavior than the managers’. It is expected that the leaders are able to provoke and implement changes with technical knowledge without underestimating the importance of the communication competencies, interpersonal relationships, political skills among others. The result of the organizational culture questionnaire showed that the predominant values are the cooperative professionalism, values associated with the employees’ well-being and integrative practices.
Keywords
Competências gerenciais; Habilidades comportamentais; Comportamento do líder.
Managerial competencies; Behavioral skill; Leaders behavior
How to refer
Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues;
Silva, João Ricardo da;
Melo, Janaina Silveira de.
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA LIDERANÇA: A PERCEPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA AUTOMOTIVA
,
p. 2859-2871.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16553