ISSN 2594-5297
38º Simpósio de Laminação — Vol. 38, Num. 38 (2001)
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Abstract
Na últimas três décadas tem-se feito vários estudos a nível laboratorial e industrial com o intuito de se obter aços de baixo teor de carbono com boas propriedades mecânicas, tais como alta resistência mecânica, alta tenacidade a baixas temperaturas sem prejudicar suas características de ductilidade e soldabilidade. A produção industrial desses aços até então se baseava no processamento termomecânico de aços de baixo teor de carbono contendo elementos microligantes. A partir de 2000, alguns trabalhos foram relatados · na literatura descrevendo os procedimentos para obtenção de aços de grão ferrítico ultrafino para alcançar esse conjunto de propriedades. Contudo, esses aços praticamente não contêm elementos de liga. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi o estudo do comportamento mecânico de um aço carbono-manganês (0,15% C e 1,39% Mn) de grão ferrítico ultra-fino, obtido através de tratamentos térmicos, laminação a momo e recozimento intercrítico. Após a laminação a momo a 700°C, realizada com três passes de 20% de redução de espessura cada, foi realizado o recozimento intercrítico com tempos de encharque variando entre 60 e 9800 segundos. O comportamento mecânico do aço foi avaliado por meio de testes de microdureza Vickers e ensaios de tração. A dureza e resistência mecânica encontradas corresponderam a um acréscimo de 20% em relação a condição do material fornecido, isto é, laminado a quente. No entanto, a ductilidade do material produzido também aumentou na mesma proporção. Também foi estudada a influência da condição estrutural inicial, austenita de grão grosso e fino, antes do processamento térmico e mecânico sobre a microestrutura final e propriedades mecânicas.
Na últimas três décadas tem-se feito vários estudos a nível laboratorial e industrial com o intuito de se obter aços de baixo teor de carbono com boas propriedades mecânicas, tais como alta resistência mecânica, alta tenacidade a baixas temperaturas sem prejudicar suas características de ductilidade e soldabilidade. A produção industrial desses aços até então se baseava no processamento termomecânico de aços de baixo teor de carbono contendo elementos microligantes. A partir de 2000, alguns trabalhos foram relatados · na literatura descrevendo os procedimentos para obtenção de aços de grão ferrítico ultrafino para alcançar esse conjunto de propriedades. Contudo, esses aços praticamente não contêm elementos de liga. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi o estudo do comportamento mecânico de um aço carbono-manganês (0,15% C e 1,39% Mn) de grão ferrítico ultra-fino, obtido através de tratamentos térmicos, laminação a momo e recozimento intercrítico. Após a laminação a momo a 700°C, realizada com três passes de 20% de redução de espessura cada, foi realizado o recozimento intercrítico com tempos de encharque variando entre 60 e 9800 segundos. O comportamento mecânico do aço foi avaliado por meio de testes de microdureza Vickers e ensaios de tração. A dureza e resistência mecânica encontradas corresponderam a um acréscimo de 20% em relação a condição do material fornecido, isto é, laminado a quente. No entanto, a ductilidade do material produzido também aumentou na mesma proporção. Também foi estudada a influência da condição estrutural inicial, austenita de grão grosso e fino, antes do processamento térmico e mecânico sobre a microestrutura final e propriedades mecânicas.
Keywords
Laminação a momo, grão. ultra-fino, propriedades mecânicas.
Laminação a momo, grão. ultra-fino, propriedades mecânicas.
How to cite
Silva Motta, Leonardo; Kafke Brzuszek, Rodrigo; César de Matos Rodrigues, Paulo; Brandão Santos, Dagoberto.
COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM AÇO C-Mn DE GRÃO ULTRA-FINO PRODUZIDO POR LAMINAÇÃO A MORNO E RECOZIMENTO INTERCRÍTICO,
p. 111-120.
In: 38º Simpósio de Laminação,
Florianópolis - SC, Brasil,
2001.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAC01592