Title

CONHECENDO PARA PRESERVAR: RESGATE DA ARTE1 DA CANTARIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

KNOWLEDGE TO PRESERV: RESGATE OF STONEMASONRY ATRAVÉS DA EDUCATION PATRIMONIAL

DOI

10.5151/5463-5463-0002

Downloads

Abstract

O Projeto “Conhecendo para preservar”, criado em 2002 pelo Departamento de Engenharia de Minas (DEMIM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), busca destacar e difundir a importância da arte da cantaria no contexto da cidade de Ouro Preto (Monumento Mundial) para crianças de terceira e quarta séries do ensino fundamental as quais podem atuar como bons multiplicadores da divulgação e preservação da arte. São realizadas visitas e palestras que abordam a história, a importância em se preservar e a necessidade de tentar manter viva uma arte que foi fundamental para a edificação dos monumentos da cidade. Além disso, tem-se a demonstração prática da arte através de visitas à oficina de Cantaria da UFOP onde canteiros repassam um pouco de seus conhecimentos às crianças. Considera-se que bons resultados foram atingidos, pois se observa que as crianças participantes do projeto puderam conhecer um pouco mais de uma arte que para muitos não era perceptível, além de terem sido sensibilizadas para importância da conservação das construções evitando pichações e atos de vandalismo contra o patrimônio.

 

The project “Conhecendo para preservar” (Knowing to preserve) was created by the Mine Engineering department of UFOP (Ouro Preto Federal University). It tries to detach and to spread out the stonemasonry importance in the city of Ouro Preto (World Monument) and it’s aim at children from third and fourth grade from public schools, who we consider could be good multipliers of spreading and preserving the art. There are visits and lectures that approach them to history and the importance in preserving the stonemasonry, and the necessity to try to keep this art alive, which one was essential for monuments construction in the city. Moreover, there is a practical demonstration about this art through visits to the stonemasonry workshop, where the stonemason shares a little bit of their knowledge to the children. It is considered that good results has been reached, therefore is observed that the children of the project had been able to know a little more than just an art, they are also sensitized for the importance of the monument’s conservation, avoiding vandalism acts against the patrimony

Keywords

Cantaria, educação patrimonial, Educação

stonymasonry, education, culture.

How to refer

Gomes, Bruno Eduardo; Góis, Luciana Maria; Marques, Tamara Cristiane Castro; Sena, Tatiana da Costa; Pereira, Carlos Alberto. CONHECENDO PARA PRESERVAR: RESGATE DA ARTE1 DA CANTARIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. , p. 9-16. In: 3º Fórum ABM de responsabilidade Social, São Paulo, 2007.
ISSN: - , DOI 10.5151/5463-5463-0002