Proceedings of the Seminar on Rolling, Metal Forming and Products


ISSN 2594-5297

49º Seminário de Laminação vol. 49, num.49 (2012)


Title

DESENVOLVIMENTO DE AÇO INOXIDÁVEL 301 BAIXO CARBONO E ALTO NITROGÊNIO PARA A APLICAÇÃO EM VAGÕES METROVIÁRIOS

DEVELOPMENT OF LOW CARBON AND HIGH NITROGEN 301 STAINLESS STEEL FOR RAILWAY CARS

DOI

10.5151/2594-5297-22630

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Abstract

O trabalho apresenta as etapas realizadas para a concretização da produção do aço inoxidável austenítico 301LN (Baixo Carbono e Alto Nitrogênio) para a produção de vagões metroviários. Os vagões metroviários utilizam este aço laminado a frio com diferentes níveis de endurecimento e acabamento superficial em diversas aplicações, como estrutura, painéis laterais e teto. Anteriormente este tipo de aço não era produzido no Brasil, tendo que ser importado para a construção dos veículos pelas principais empresas instaladas no Brasil, a Alstom, de origem francesa, a CAF, de origem espanhola e a Bombardier, de origem canadense. O desenvolvimento do aço iniciou-se com a definição da composição química mais adequada, o desenvolvimento dos processos de Aciaria, Laminação a Quente e Laminação a Frio. Foi desenvolvido um Modelo Físico para o comportamento mecânico do aço para o atendimento das propriedades mecânicas exigidas pela aplicação final. Após estudos iniciais, a Aperam South America obteve a homologação do material junto aos clientes finais e já participou em inúmeros projetos no Brasil e América do Sul. A perspectiva agora é aumentar o fornecimento e aproveitar o grande potencial de crescimento que o mercado oferece, uma vez que inúmeros projetos de expansão das redes metroviárias estão em curso.

 

This paper shows the steps performed to develop the production of AISI 301LN stainless steel to build railway cars. Railway cars are built using this kind of steel at several temper grades and surface finishes, such as car structure, external and internal panels and roof. Formerly, the main railway cars builders in Brazil, French associated company Alstom, Spanish associated company CAF and Canadian associated company Bombardier, used to import all volumes to their projects. This development started by defining a suitable chemical composition, the development of steelmaking, hot rolling, cold rolling and finishing processes. Additionally, it was developed a physical model to forecast material mechanical characteristics and to establish temper process for each specified temper grade. After initial supplies, Aperam South America AISI 301LN steel was approved by all customers and started to be used in several railway car projects in Brazil and South America. This segment is forecasted to growth due to several expansions of railway networks in several cities, following Football World Cup and Olympic Games infrastructure preparation.

Keywords

Inoxidável; 301LN; Metroviários; Vagão.

Stainless; 301LN; Railway car.

How to refer

Batista, José Carlos; Junior, Oswaldo Celestino Pires; Bailo, Lucio Assai; Arthuso, Emiliana; Cunha, Marcio Nascimento; Pinto, Marcos Roberto; Sales, Ronaldo de Almeida; Gandra, Geovane Angelo; Maia, Carine Oliveira; Dias., Jose Carlos. DESENVOLVIMENTO DE AÇO INOXIDÁVEL 301 BAIXO CARBONO E ALTO NITROGÊNIO PARA A APLICAÇÃO EM VAGÕES METROVIÁRIOS , p. 573-579. In: 49º Seminário de Laminação, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-22630