Proceedings of the Seminar on Rolling, Metal Forming and Products


ISSN 2594-5297

Title

DESENVOLVIMENTO DE CALIBRAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO QUEBRA DO EIXO INTERMEDIÁRIO DO REDUTOR DA GAIOLA 4 DO TREM DESBASTADOR TL1

DEVELOPMENT OF CALIBRATION OF EMERGENCY DUE INTERMEDIATE SHAFT IN ADDITION OF GEAR BOX OF ROLL STAND 4 OF THE TRAIN OLLING MILL TL1

DOI

10.5151/2594-5297-20626

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Abstract

Este trabalho tem como objetivo demonstrar por meio de estudos técnico-científicos, como foi realizada a produção de vergalhões com um passe de calibração a menos, devido a quebra do eixo intermediário do redutor da cadeira 4 do laminador 1 da ArcelorMittal Piracicaba. A ArcelorMittal Piracicaba tem uma pratica de manutenção preventiva, onde conforme o plano de manutenção são realizados análise de vibração de todos os redutores. De forma inesperada, sem a prévia detecção através da analise de vibração, no dia 30/01/2011 (Domingo) às 8h47, ocorreu a quebra do eixo intermediário do redutor da cadeira 4 do laminador 1. Diante desta situação foi necessário aplicar o plano de contingência que havia sido desenvolvido em 2003 pela empresa Copar Engenharia Ltda. Este plano tem por objetivo estabelecer uma alternativa operacional para o laminador nas situações de indisponibilidade de algum componente do equipamento que não possua uma reserva para substituição imediata, minimizando desta forma o tempo de parada do laminador, facilitando a posta em marcha e garantindo assim o cumprimento do planejamento da produção e consequentemente o atendimento ao cliente final. Este estudo é baseado na analise dos projetos dos equipamentos envolvidos e das praticas de calibração adotada, permitindo a alteração do plano de passe atual. O resultado obtido foi a produção de 14 dias sem a cadeira 4, demonstrando a importância do profundo conhecimento do projeto do equipamento e do conhecimento empírico de calibração de produtos longos, conjunto este de informações que foi indispensável para garantir a continuidade da produção, frente a um problema que levaria a paralisação na produção de vergalhões no laminador 1 da ArcelorMittal Piracicaba de aproximadamente 14 dias, influenciando no abastecimento do mercado e consequentemente na credibilidade da organização perante seus clientes.

 

This paper shows an emergency calibration done to allow rebar production without a stand at ArcelorMittal Piracicaba Rolling Mill 1 (TL1). The gearbox of stand 4 had one of its shafts broken and the use of the stand was not possible anymore. ArcelorMittal Piracicaba uses a predictive maintenance practice using vibration analysis but, unexpectedly the intermediate shaft broke on January 30 of 2011 at 8:47 AM. The unexpected situation, forced us to apply a contingency plan developed in 2003 by Copar Engenharia Ltda. This plan’s main goal was to determine operational alternatives for rolling in case of unavailable equipments without spare parts to allow production and customer’s deliveries. The study done was based on the analysis of the equipments and the rolling passes strategy. The result was 14 days producing supplying markets needs and assuring the company image for its customers. This paper also demonstrate how rolling process knowledge and the project characteristics helped solving the problem.

Keywords

Calibração de emergência; Seis Sigma; PDCA.

Calibration of emergency; Six Sigma; PDCA.

How to refer

Ottani, Flávio Augusto; Junior, José Lutero Rodrigues; Oliveira, Paulo Rogério de; Coda, Roberto de Cerqueira; Luiz, Rodrigo Citrangulo Daniel. DESENVOLVIMENTO DE CALIBRAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO QUEBRA DO EIXO INTERMEDIÁRIO DO REDUTOR DA GAIOLA 4 DO TREM DESBASTADOR TL1 , p. 527-536. In: 48º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos, Santos, 2011.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-20626