ISSN 2594-5297
30º Simpósio de Laminação — Vol. 30, Num. 30 (1993)
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Abstract
Discos de metal duro são compostos por partículas de carboneto de tungstênio distribuídas em uma matriz de cobalto, tornando-se o principal material utilizado para laminação de fio-máquina. Em 1989, a SMJ se propôs a aumentar a velocidade de laminação de 90 para 105 m/s, para bitolas de 5,50 a 6,30 mm. No entanto, um fato até então desconhecido passou a ocorrer: grandes lascas começaram a se desprender dos discos de metal duro do Bloco Acabador provocando grandes perdas de produção. Vários fatores importantes foram abordados, a saber: tamanho de carboneto e percentual de cobalto na matriz do metal duro, capacidade de resfriamento, tonelagem laminada por canal e profundidade de usinagem dos discos. Basicamente, foi aumentado o tamanho de carboneto de 4-6 para 6-16pm e o teor de cobalto para garantir aumento na tenacidade e, foi otimizado o sistema de refrigeração de canal para reduzir a variação cíclica de temperatura na superfície do metal duro, contribuindo para reduzir a nucleação de trincas por fadiga térmica. Com este trabalho, a SMJ reduziu perdas da ordem de USS 150.000,00/mês para apenas US$ 9.600,00/mês, computados em dezembro de 1992.
Discos de metal duro são compostos por partículas de carboneto de tungstênio distribuídas em uma matriz de cobalto, tornando-se o principal material utilizado para laminação de fio-máquina. Em 1989, a SMJ se propôs a aumentar a velocidade de laminação de 90 para 105 m/s, para bitolas de 5,50 a 6,30 mm. No entanto, um fato até então desconhecido passou a ocorrer: grandes lascas começaram a se desprender dos discos de metal duro do Bloco Acabador provocando grandes perdas de produção. Vários fatores importantes foram abordados, a saber: tamanho de carboneto e percentual de cobalto na matriz do metal duro, capacidade de resfriamento, tonelagem laminada por canal e profundidade de usinagem dos discos. Basicamente, foi aumentado o tamanho de carboneto de 4-6 para 6-16pm e o teor de cobalto para garantir aumento na tenacidade e, foi otimizado o sistema de refrigeração de canal para reduzir a variação cíclica de temperatura na superfície do metal duro, contribuindo para reduzir a nucleação de trincas por fadiga térmica. Com este trabalho, a SMJ reduziu perdas da ordem de USS 150.000,00/mês para apenas US$ 9.600,00/mês, computados em dezembro de 1992.
Keywords
Disco de metal duro; Laminação de fio-máquina; Carboneto de tungstênio; Cobalto; Lascamento; Refrigeração
Disco de metal duro; Laminação de fio-máquina; Carboneto de tungstênio; Cobalto; Lascamento; Refrigeração
How to cite
Oliveira de Medeiros, Iran; Herbert Darnm, Heinz; Alves de Mendonça, Alexandre.
DESENVOLVIMENTO DE DISCOS DE METAL DURO PARA LAMINADORES DE ALTA VELOCIDADE,
p. 57-72.
In: 30º Simpósio de Laminação,
Joinville - SC, Brasil,
1993.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA1160