ISSN 2594-5327
73º Congresso Anual da ABM — vol. 73, num.73 (2018)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
Desde a última década, a Usiminas e os fabricantes de refratários, têm concentrado esforços para prolongar a vida do revestimento refratário para carro torpedo. Em 2003, a vida média do revestimento correspondia ao transporte de cerca de 300.000 toneladas de gusa. Na ocasião, foram desenvolvidos vários estudos para determinar os mecanismos de desgaste dos refratários. A ideia era desenvolver materiais, métodos e práticas de reparos para prolongar a vida do revestimento. O progresso foi substancial, principalmente com o desenvolvimento de tijolos de alto desempenho. Em 2015, um dos carros torpedo encerrou a campanha com mais de 1.000.000 toneladas e disponibilidade de 95% para operação. Contudo, o ciclo virtuoso foi recentemente interrompido com o desgaste pronunciado dos tijolos que compõem o revestimento do teto. Os resultados de estudos mostraram que o desgaste anormal dessa região está associado primordialmente à oxidação do carbono. Nesse contexto, é apresentado o desenvolvimento de tijolos do sistema Al2O3-SiC-C de alto desempenho para carro torpedo. Os principais propósitos são preservar a segurança operacional, aumentar a produtividade e reduzir as necessidades de manutenção refratária.
Since the last decade, Usiminas has concentrated efforts to extend the life of Al2O3-SiC-C bricks for torpedo ladles. In 2003, the refractory life was about 300,000 t of hot metal. At the time, many studies were developed to investigate the refractory wear mechanisms. The idea was to develop materials, and repair methods and practices to improve the life of the lining. Substantial progress has been observed, especially with the development of high performance bricks. In 2015, the lining campaign reached 1,000,000 t of hot metal and availability of 95%. However, abnormal wear of the roof bricks has been observed recently which was related with carbon oxidation. In this context, this paper presents the development of high performance bricks for the torpedo ladles. The main purposes are to preserve operational safety, increase productivity and reduce refractory maintenance.
Keywords
Refratário; Carro torpedo; Shotcrete
Refractory; Torpedo ladle; Shotcrete
How to refer
Couto, Ricardo Israel do;
Hemétrio, Braulo Silvano;
Magalhães, Roselaine Goncalves;
Quintela, Marco Antônio.
DESENVOLVIMENTO DE TIJOLOS REFRATÁRIOS PARA CARROS TORPEDO
,
p. 2956-2966.
In: 73º Congresso Anual da ABM,
São Paulo,
2018.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-298