ISSN 2594-5300
39º Seminário de Aciaria - Internacional — vol. 39, num.39 (2008)
Title
DOI
Downloads
Abstract
Em 1998, um grave acidente de Trem-bala (trem de alta velocidade ICE) aconteceu no nordeste da Alemanha, perto de Eschede. Mais de cem pessoas morreram. A causa do acidente foi a desintegração de uma das rodas do trem, originada por fissuras no material. Um conjunto de métodos de medição e tecnologia de sensores foi desenvolvido baseado na propagação sonora em meios sólidos, com a ajuda de que mudanças na microestrutura das rodas ou formação de fissuras poderem ser detectadas (“ouvidas”) na operação online do trem. No Grupo Soluções & Serviços Industriais, na area de negócios Ferro & Aço, surgiu uma idéia de que esta technologia de sensor pudesse detectar a espessura da escória espumante em um forno elétrico. Em fevereiro de 2005 foi lançada uma pesquisa de desenvolvimento para investigar a detectabilidade por meios de propagação sonora em sólidos. As tentativas com o controle de carbono começaram no dia 12 de Fevereiro de 2007. A partir desta data o controle é desenvolvido continuamente com resultados encorajadores, como a operação estável do forno.
In 1998, a serious rail accident (ICE high-speed train) occurred in northern Germany near Eschede. Over a hundred people died, underlining the horror of the event. The cause was disintegration of a wheel tire brought about by cracks in the material. A set of measuring methods and sensor technology were developed on the basis of structure-borne sound, with the aid of which changes in the wheel tire microstructure or the formation of cracks can be detected (“heard”) in online train operation. At the Industrial Solutions & Services Group, in the Iron & Steel business area, the idea emerged that this sensor technology could be used to detect the foaming slag height in an electric arc furnace. In February 2005 research and development was launched to investigate detectability by means of structure-borne sound. The trials with carbon control started on the 12 th. of February 2007. From this time the control is switched on continuously with encouraging results such as reduced power on time and stable furnace operation
Keywords
Forno elétrico a arco; Escória espumante
Electric arc furnace; Foaming slag.
How to refer
Matschullat, Thomas;
Rieger, Detlef;
Krüger, Klaus;
Schmidt, Helmut.
DIAGNÓSTICO DE ESCÓRIA ESPUMANTE E COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA EM FORNOS ELÉTRICOS A ARCO: NOVO MÉTODO DE DETECÇÃO COM CONTROLE DE CARBONO
,
p. 130-140.
In: 39º Seminário de Aciaria - Internacional,
Curitiba - PR,
2008.
ISSN: 2594-5300
, DOI 10.5151/2594-5300-0014