ISSN 2594-5327
71th ABM Annual Congress — vol. 71, num.71 (2016)
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Abstract
A pesquisa relativa ao transporte ferroviário no Brasil tem se intensificado nos últimos anos visando principalmente a melhoria no desempenho do par roda-trilho. Isso se deve a demanda de se transportar cada vez mais carga por eixo visando uma redução no custo de transporte. Através de mudanças na microestrutura do material ou de mudanças na composição das ligas utilizadas na fabricação pode se aumentar a resistência do par roda-trilho. Neste trabalho foi analisada a influência de diferentes microestruturas (puramente perlíticas e perlíticas-bainíticas), obtidas através de tratamento térmico por dilatometria, nas propriedades de um aço alto carbono similar ao utilizado em rodas convencionais classe C destinadas a implementação pesada com altas cargas e baixas velocidades. Foram realizados tratamentos isotérmicos em dez temperaturas diferentes para um aço eutetóide. As análises incluíram técnicas metalográficas (definição de fases presentes e distância interlamelar da perlita), ensaios mecânicos de dureza e ensaios magnéticos (saturação magnética e ruído de Barkhausen).
Research about rail transport in Brazil has been intensified recently due the need to improve the wheel-rail performance, considering the demand of increasing axle load aiming for a transportation cost reduction. Changes in the material microstructure or in the alloys composition can improve the wheel-rail resistance. A eutectoid steel similar to that used in conventional class C wheels (designed to heavy implementation with high loads and low speeds) was submitted to isothermal heat treatments applying dilatometry techniques at ten different cycles. Different microstructures (purely pearlitic and pearlitic-bainitic) were obtained and their influence in the mechanical and magnetic properties was analyzed. The analysis included metallographic techniques (identification of phases and pearlite lamellar distance), mechanical testing and magnetic testing (magnetic saturation and magnetic Barkhausen noise).
Keywords
Transformação de fase, Distância interlamelar da perlita, Ruído magnético de Barkhausen
Phase transformation, Pearlite lamellar distance, Magnetic Barkhausen noise
How to refer
Chaves, Ana Paula Gonçalves;
Nishikawa, Lucas Pintol;
Goldenstein, Hélio;
Padovese, Linilson Rodrigues.
EFEITO DA DISTÂNCIA INTERLAMELAR DA PERLITA DE UM AÇO EUTETÓIDE NA DUREZA, NA SATURAÇÃO MAGNÉTICA E NO RUÍDO MAGNÉTICO DE BARKHAUSEN
,
p. 1123-1131.
In: 71th ABM Annual Congress,
Rio de Janeiro,
2016.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-27955