ISSN 2594-360X
34º Seminário de Logística — vol. 34, num.34 (2015)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
Com o mundo globalizado, surgiu a necessidade de um novo ordenamento em termos de espaços produtivos e de dinâmicas comerciais, acarretando novos paradigmas nos sistemas portuários, em especial nas cidades com portos. Partindo-se da premissa que os portos apresentam não somente caracteres técnico-operacionais, e sim representam instrumentos a serviço do desenvolvimento, interligando sistemas de cidades e fortalecendo economicamente uma região, buscou-se descrever os principais aspectos de um sistema portuário em geral, apresentando exemplos de portos eficientes mundialmente. Foram, também, avaliados os impactos e interações com as cidades, e as condições necessárias aos portos. Objetivou-se identificar, especialmente para a cidade do Rio de Janeiro, o estado da arte do porto, bem como apresentar uma postura mais moderna e descentralizada com relação à gestão portuária. Considerou-se a importância que este porto agrega para o país, porque as atividades econômicas desenvolvidas em um raio de 500 km são responsáveis por 67% do Produto Interno Bruto (PIB). A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, exploratória em documentos com conteúdo atualizado sobre o tema proposto. As análises do conteúdo foram levantadas de forma indutiva. Como resultados, ressaltou-se a possibilidade de implantação de uma nova tecnologia de automação utilizada em vários portos do mundo, que prioriza a agilidade nas conexões que transportam bens ou serviços, tornando mais eficiente e eficaz os processos relacionados a porto-cidade. Foram também abordadas e propostas melhorias nos aspectos relativos a uma possível modernização na infraestrutura, na logística portuária, nos fluxos, nos aspectos socioeconômicos e nas políticas públicas, com intuito de melhorar a produtividade portuária, apontar soluções para o desenvolvimento e para a reaproximação do Porto do Rio de Janeiro com a cidade.
In a globalized world, arose the needs of a new order in terms of productive spaces and commercial dynamics, leading to new paradigms in the port system, especially in cities with ports. Starting from the premise that the ports have not only a technical-operational characteristics, but represent a tool to sustain the development, connecting systems of cities and economically strengthening a region, it was sought to describe the main aspects of a port system in general, giving examples of efficient ports worldwide. It was evaluated the impacts and interactions with the cities, and the conditions necessary to ports. This work aimed also to identify the state of the art of the Rio de Janeiro port, as well as to provide a more modern and decentralized attitude with respect to the port management. It was especially taken into account the importance that this port adds to the country, because the economic activities within a radius of 500 km are responsible for 67% of the Gross Domestic Product (GDP). The used methodology in this work was literature exploratory research in documents with content updated on the proposed topic. As a result, it was pointed out the possibility of implementing a new automation technology used in various ports in the world, that prioritizes speed connections that carry goods or services, making them more efficient and effective processes related to port-city. It was also discussed and proposed improvements related to a possible upgrading of the infrastructure in logistics of port, flows, in socioeconomic and public policy, aiming at to improve port productivity, and to identify solutions for the development and reapproximation of the port of Rio de Janeiro with the city. It was also verified that the port of Rio de Janeiro is underutilized, with lack of an efficient access, and has a poor infrastructure.
Keywords
Cidade-Porto, Modernização, Portos, Porto do Rio de Janeiro
Modernization, Port-City, Ports, Port of Rio de Janeiro
How to refer
Rolim, Jaqueline Couri.
EFICIÊNCIA LOGÍSTICA PORTUÁRIA
,
p. 1-5.
In: 34º Seminário de Logística,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/5555-5555-26210