ISSN 2594-3626
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
A motivação deste trabalho foi devido ao interesse em alcançar elevadas taxas de injeção de carvão pulverizado nas ventaneiras dos Altos-Fornos da V&M do Brasil, visando reduzir o consumo global de carvão vegetal por tonelada de gusa e conseqüente custo de produção. O projeto teve início em março de 2005 e consistiu na adoção e implementação de alguns parâmetros operacionais e alguns investimentos para a otimização do sistema de injeção de carvão pulverizado, tais como: quebra de paradigma, mudanças operacionais, implantação de uma nova instalação de Moagem, instalação de um novo sistema de injeção no alto-forno 1 e uma nova estação de peneiramento de carvão. Com o acompanhamento e medição do tempo médio de injeção e medição da quantidade de carvão pulverizado injetado por ventaneira após a instalação do novo sistema de injeção, verificou-se uma melhoria significativa da distribuição da energia fornecida ao alto-forno, colaborando para uma operação mais estável do reator e possibilitando elevar a taxa de injeção média nos altos-fornos da V&M do Brasil.
This work was motivated to increase PCI rates in the Blast furnaces of the V&M do Brasil in order to reduce the global consumption of charcoal. This project began in March of 2005 by the implementation of some investments and some operational controls such as new PCI system of blast furnace 1, operational changes of the Blast furnaces, implantation of Milling 3, among others. After these implementation the PCI rates were increased with charcoal reduction.
Keywords
Alto-forno; Carvão pulverizado; Taxa de injeção.
Blast furnace; Pulverized charcoal; PCI.
How to refer
Oliveira, Rafael Porto;
Maneta, Hélio;
Cruz, Jadir das Graças;
Maia, Mário Emílio da Silveira;
Gomes, Denise Araújo;
Monteiro, Mário Rosa;
Costa, Guilherme Borges da.
ELEVAÇÃO DA TAXA DE INJEÇÃO DE CARVÃO PULVERIZADO NOS ALTOS-FORNOS DA V&M DO BRASIL
,
p. 68-78.
In: 28º Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades e 22º Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industrais,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-3626
, DOI 10.5151/2594-3626-0010