ISSN 2594-357X
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
Demonstrou-se que todos os tipos de escórias siderúrgicas da indústria do ferro e aço podem ser utilizados como ligantes na preparação de materiais similares ao concreto, substituindo misturas de pedras britadas, areia e cascalhos em rodovias, aeroportos, barragens e fundações de edifícios. Os materiais são produzidos com misturas de escórias siderúrgicas e solos naturais sem ligantes tradicionais como cimento e sem aquecimento. Novas formações amorfas ocorrem durante a hidratação e fortalecimento da escória, contendo ou não ativadores e/ou misturas de solos naturais. As boas propriedades destes materiais os tornam apropriados para a construção de rodovias e pistas de aeroportos, núcleo de barragens, aterros industriais e municipais, fundações de edifícios, etc. Sendo ligadas em novas formações, as escórias perderam a possibilidade de lixiviação de metais pesados. A tecnologia oferece inúmeras vantagens e a redução em até seis vezes os custos na pavimentação de bases de rodovias. Rodovias experimentais demonstraram excelente desempenho durante mais de 30 anos em diferentes partes da Rússia, incluindo a Sibéria e a região Norte. Atualmente na Universidade Federal do Paraná, sob liderança científica do autor desse artigo, iniciaram-se estudos utilizando solos naturais de Curitiba e escórias siderúrgicas de indústrias brasileiras interessadas economicamente em métodos eficientes de destinação dos seus resíduos.
It has been demonstrated that all kinds of dumped ferrous slags of iron and steel industry can be used as binding materials for preparing of new concrete-like materials instead of crushed stone, sand and gravel mixtures, etc., in road, airfield, dam and different foundation construction. The materials are produced by mixing of metallurgical slags with natural soils without traditional binders like cement and without heating. Mainly amorphous new formations grow during the hydration and strengthening of slag, with or without activators and mixed with natural soils. Their high properties render these new materials appropriate for the construction of roads and airfield runways, levee cores, industrial and municipal dumps, building foundations, etc. Being binded in new formations slags lost their possibility of heavy metals leaching. The technologies offer numerous advantages and the road base paving cost reduces five-sixfold. Roads with these bases show high performance during over the 30 years in different parts of Russia, including Siberia and the North. Now similar research began in Federal University of Paraná with scientific leadership of the first author of this report with local soils of Curitiba and some metallurgical slags of Brazilian industry, interested in economically more efficient way utilization of their wastes.
Keywords
Interação solo-escória; Resistência; Construção de sub-bases; Eficiência econômica.
Slag-soil interaction; Resistance; Road base construction; Economical efficiency.
How to refer
Mymrin, Vsévolod;
Ferreira, Ronaldo Belinovski;
Paredes, Ramon Cortez;
Ponte, Haroldo Araújo.
ESCÓRIA SIDERÚRGICA – SOLOS NATURAIS INTERAÇÃO DURANTE A CONSTRUÇÃO DE BASES DE ESTRADAS
,
p. 747-755.
In: 38º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 9º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro,
São Luís - MA,
2008.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357x-0076