ISSN 2594-5327
62º Congresso anual da ABM — vol. 62, num.62 (2007)
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Abstract
Este trabalho tem como finalidade caracterizar o estresse e as estratégias de coping (enfrentamento) dos profissionais de uma empresa prestadora de serviços do Vale do Paraíba, São Paulo. O estresse será avaliado em termos globais e a partir de quatro dimensões: manifestações físicas, psicológicas, psico-fisiológicas e temporalidade. A estratégias de enfrentamento serão avaliadas em termos de controle, apoio social, recusa e isolamento. A pesquisa é caracterizada como quantitativa. Os dados são obtidos por meio de questionário que implementa a Escala Toulousaine de Estresse (ETS), com 30 questões, e a Escala Toulousaine de Coping (ETC), com 54 questões. A partir desses dados primários são construídas as dimensões do estresses e do coping. As questões são fechadas do tipo Likert. A amostra estudada é composta por 80 funcionários de uma prestadora de serviços, ligados à área de vendas. A codificação e tratamento estatístico dos dados foram feitos com o software SPHINX. Os resultados apontam para um estresse médio do grupo estudado muito acima dos valores típicos para a população brasileira, em todas as dimensões do estresse analisadas. Para as estratégias de enfrentamento, notou-se que as estratégias positivas - controle e apoio social - são pouco usadas pelos sujeitos das pesquisa (médias inferiores aos valores da população brasileira). Já as estratégias negativas - recusa e isolamento - têm média superior. Isso aponta para uma situação crítica dentro do grupo de sujeitos, tendo vista altos níveis de estresse juntamente com estratégias negativas para combatê-lo.
This study aims to describe the stress and coping strategies developed by the employees of a service provider company working in the Vale do Paraiba, Sao Paulo, Brazil. One evaluate the individuals global stress as well as four specific stress dimensions: physical, psychological, psycho-physiological and temporal manifestations. Coping strategies are evaluate as control, social support, refuse and isolation. Data was gathered using a questionnaire that implements the Toulousaine Stress Scale (ETS), with 30 questions, and the Toulousaine Coping Scale (ETC), with 54 questions. The sample is composed by 80 sellers of a service provider company. Coding and data analyses was done by the software SPHINX. Results point to a average stress level for this group well above the typical values of Brazilian population, in all stress dimensions. Concerning coping strategies, one can note that positive strategies, like control and social support, are underdeveloped by individuals (with averages bellow the Brazilian levels). By other hand, negative strategies (refuse and isolation) has a average level above the Brazilian levels. This points to a critical situation, with high stress levels and negative coping strategies for the group.
Keywords
Estresse; Estratégias de enfrentamento; Escala Toulousaine.
Stress; Coping; Toulousaine scale.
How to refer
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira;
Ponte, Rejane Guimarães;
Innocente, Nancy Julieta.
ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE COPING: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS
,
p. 2584-2591.
In: 62º Congresso anual da ABM,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0279