ISSN 2594-357X
6° Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minérios — vol. 6, num.6 (2018)
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Abstract
A utilização de carvões fósseis de alta fluidez como redutor tem-se mostrado uma alternativa técnica viável, ainda em escala experimental, porém não contribuem para mitigação do CO2 e exige carvões fósseis especiais de alta fluidez. O presente trabalho teve como objetivo avaliar preliminarmente o efeito da adição de aglomerante asfáltico no redutor quanto ao seu comportamento na resistência a abrasão a alta temperatura, tendo em vista a sua utilização em fornos rotativos. Foram preparados 2 lotes de pelotas auto-redutoras de minério de ferro com 22% de carvão fóssil, um aglomerado com 9% de cimento Portland e outro utilizando 2% de aglomerante asfáltico. A resistência a frio de pelotas aglomeradas e curadas com cimento foi 6,5 kgf/pelota e com o aglomerante asfáltico foi bem inferior (3,7 kgf/pelota). O lote com aglomerante asfáltico foi tratado termicamente durante 2 horas a 450oC. Após o ensaio de abrasão (adaptado do ISO 3271) a 950oC durante 13 minutos apresentaram resultados semelhantes nos 2 lotes, com relação à resistência à compressão de 60 kfg/pelota, e comportamento melhor do lote com aglomerante asfáltico quanto aos finos gerados (-0,5mm), ou seja 2,5% com aglomerante asfáltico e 5,7% com cimento. O aglomerante asfáltico mostra-se um potencial aglomerante para processos de auto-redução.
The present work had as objective to evaluate the effect of the addition of asphalt binder on the reducer as to its behavior in the resistance to abrasion at high temperature, considering its use in rotary kilns. Two batches of self-reducing iron ore pellets were prepared with 22% fossil carbon, one pellet with 9% Portland cement and another with 2% asphalt binder. The cold strength of pellets agglomerated and cured with cement was 6.5 kgf / pellet and with the asphalt binder was much lower (3.7 kgf / pellet). The asphalt binder batch was heat treated for 2 hours at 450 ° C. After the abrasion test (adapted from ISO 3271) at 950oC for 13 minutes showed similar results in the two batches, with respect to the 60 kfg / pellet compressive strength, and better batch behavior with asphalt binder in the fines generated (-0,5 mm), ie 2.5% with asphalt binder and 5.7% with cement. The asphalt binder is a potential binder for self-reduction processes
Keywords
Auto-redução; Aglomerante Asfáltico; Pelotas; Forno Rotativo
Self-Reduction; Asphalt Binder; Pellets; Kiln Furnace
How to refer
Nogueira, Alberto Eloy Anduze;
Takano , Cyro;
Mourão, Marcelo Breda.
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CIMENTO PORTLAND E O AGLOMERANTE ASFÁLTICO NA PRODUÇÃO DE PELOTAS AUTO-REDUTORAS
,
p. 212-221.
In: 6° Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minérios,
São Paulo,
2018.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357X-31941