ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
As competências e habilidades gerenciais, necessárias ao exercício de cargos executivos das organizações, têm sido objeto de estudos e debates acadêmicos e profissionais. Nas organizações públicas brasileiras, esse assunto vem ganhando destaque, na medida em que se discute a necessidade de melhorar a qualidade dos gastos visando tornar a gestão pública mais eficaz e eficiente. Neste trabalho é apresentado um estudo sobre as competências gerenciais dos gestores das Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa da região do Vale do Paraíba Paulista. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, foram identificadas as competências e habilidades mais relevantes para o exercício de cargos de gestão em organizações públicas. Visando investigar a importância e o domínio atribuídos pelos gestores das organizações estudadas aos itens obtidos na pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada uma pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário a uma amostra composta por quarenta e três gestores das três instituições pesquisadas. As respostas foram obtidas por meio de entrevistas, sendo o questionário semi estruturado. Os dados coletados foram analisados visando identificar um conjunto de competências cujos gestores apontaram ter pouco domínio e que, ao mesmo tempo, foram consideradas importantes para o exercício dos cargos de gestão. Os resultados obtidos apontam que, apesar das diferenças entre as instituições pesquisadas, o conjunto dos itens considerados relevantes e de baixo domínio é essencialmente comum para as organizações estudadas. Tal resultado abre a perspectiva de elaborar propostas de programas de formação gerencial para atender às instituições públicas de ensino e pesquisa.
The competences and management abilities necessary for the exercise of executive positions on organizations have been the subject of studies and academic debates and professionals. In the Brazilian governmental organizations, this issue has been gaining attention as it discusses the need to improve the quality of spending in order to make public administration more effective and efficient. This work presents a study on the management abilities of managers of governmental institutions of Education and Research of the Vale do Paraíba Paulista. From literature and documents were identified competences and abilities most relevant to the exercise of management positions in governmental organizations. In order to investigate the importance and domain the area allocated by the managers of the organizations studied the items obtained in the literature and documents, we conducted a field survey. A questionnaire was administered to a sample of 43 managers from the 3 institutions surveyed. Responses were obtained through interviews, semi structured questionnaire. The data collected were analyzed to identify a set of abilities which managers have little pointed domain and at the same time, were considered important for the exercise of management positions. The results indicate that, despite the differences between the institutions surveyed, the number of items considered relevant and low domain is essentially common to the organizations studied. This result opens the prospect of drawing up proposals for management training programs to meet the governmental institutions of education and research.
Keywords
Competências gerenciais; Gestão de competências; Desenvolvimento regional
Management competences; Competences management; Regional development.
How to refer
Silva, Carlos Roberto Marton da;
Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido;
Santos, Vilma da Silva;
Velloso, Viviane Fushimi;
Quintairos, Paulo César Ribeiro.
GESTÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO E PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS GESTORES DA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA
,
p. 2463-2474.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16466