ISSN 2594-5335
10º Seminário de Automação de Processos — vol. 10, num.10 (2006)
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Abstract
Este trabalho apresenta a metodologia aplicada ao trabalho de gestão de performance realizado no sistema MES da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), um sistema crítico em operação contínua em regime 24 x 7, responsável pelo controle de produção da unidade Presidente Vargas, situada em Volta Redonda-RJ. A utilização contínua do sistema gerou um grande aumento na quantidade de dados armazenados e também o surgimento de uma série de novas funcionalidades com inúmeras regras complexas de negócio que consequentemente, passaram a exigir uma carga maior de processamento das máquinas envolvidas. O impacto de uma possível degradação do sistema gerou lentidão no processo produtivo e também nas tomadas de decisões. A comunicação com os sistemas de Chão de Fábrica (passou a não atender a tempo aos requisitos de Setup das várias Linhas Operacionais, acarretando muitas vezes um acréscimo de mensagens de solicitação de Dados Primários, prejudicando ainda mais o processamentos das mesmas. Identificou-se a necessidade de se otimizar o sistema e levá-lo a uma qualidade e desempenho o mais próximo possível do momento de sua partida a 6 anos atrás. Além da redução de uso dos recursos do sistema, o resultado deste trabalho aumentou a estabilização do sistema e conseqüente aumento nos índices de aceitação pelos usuários.
This paper presents the methodology applied to the performance management of carried through in the MES of the Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a critical system in continuous operation in 24 x 7 regimen, responsible for the production control of President Vargas plant, located in Volta Redonda-RJ. The continuous use of the system also generated a great increase in stored data amount and the sprouting of a series of new functionalities with innumerable complex business rules. These rules had started to demand a bigger load of processing of the involved machines. The impact of a possible degradation of the system also generated slowness in the productive process and in the decisions taking. The communication with shop floor systems was not fulfilling in time the setup requirements in some production lines, causing an addition of request messages of Primary Data, damaging further their processing. It has became substantial optimizing the system in order to get its quality and the performance to the moment of its going 6 years ago. Beyond the reduction of resources use, the result of this work increased the stabilization of the system and consequence increase the indices of acceptance for the users.
Keywords
Performance; MÊS; Sistema crítico.
MES; Critical application; Performance.
How to refer
Alves, Carlos Henrique Novaga;
Seabra, Fábio de Carvalho;
Oliveira, João Batista Nogueira de;
Minotti, Leandro de Oliveira;
Barcelos, Leandro Oliveira;
Junior, Lucio Gomes Peixoto;
Lima, Márcio José Ramalho.
GESTÃO DE PERFORMANCE DA APLICAÇÃO MES DA CSN
,
p. 231-239.
In: 10º Seminário de Automação de Processos,
Belo Horizonte,
2006.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-0026